Impacto do ESG no processo de fusão e aquisição

Compartilhe
Impacto do ESG no processo de fusão e aquisição

A agenda ESG têm impactado o mercado e influenciado a decisão de compra e venda de consumidores e investidores. Também tem afetado a forma como as operações entre empresas ocorrem, a exemplo dos processos de fusão e aquisição que oferecem grandes vantagens às organizações quando bem aplicados.

As medidas ambientais, sociais e de governança corporativa consideradas e aplicadas por instituições privadas já impactam nos valores das operações e contribuem para o destaque das mesmas durante a fase.

Abaixo destacamos a relevância da tríade para a fusão e aquisição e para outros momentos das instituições, assim como evidenciamos cada transação a fim de oferecer as similaridades e diferenças entre ambas. 

Funcionamento das ferramentas

Cada uma das operações oferece um resultado para as empresas interessadas. A fusão é utilizada por instituições que buscam passar pelo processo de união entre duas ou mais sociedades, que culmina na criação de uma instituição completamente nova. Para as instituições em crise ou para as que almejam diversidade e redução de riscos, a fusão tende a ser a melhor escolha. 

Já quando se trata da aquisição, há uma movimentação de uma empresa que adquire ações de outras sociedades obtendo assim uma rentabilidade maior. Inicialmente, quando a empresa adquire apenas uma parcela das ações, ambas as empresas continuam existindo. No entanto, caso a aquisição seja total, a sociedade adquirida passa a fechar seu negócio.

Influência do ESG

Um estudo organizado pela empresa de consultoria e serviços de auditoria Deloitte, feito com aproximadamente 120 instituições, revelou que a checagem das medidas ESG (a exemplo das ações voltadas para redução das emissões dos gases, a inserção de vagas afirmativas, as contratações justas e a aplicação de medidas para proteção de dados) já ocorre durante o processo de fusão e aquisição, especialmente na fase de due diligence.

Também conhecido como diligência, o período é marcado pela análise detalhada de um negócio para que seja possível tomar uma decisão em relação a venda ou aquisição. Se antigamente as informações tributárias e legais eram importantes para a escolha, hoje os tópicos ESG carregam o mesmo grau de importância. O fato reforça a necessidade de ter o ESG como estratégia de negócio.

LEIA TAMBÉM:

Impactos da reforma tributária para a fusão e aquisição

Programa de renegociação de dívidas empresariais é estudado pelo governo; entenda

Instaurada durante o ano de 2004, a agenda ESG ganhou destaque recentemente sendo considerada um diferencial competitivo que oferece oportunidades às empresas e a destacam no mercado. É um compromisso que as instituições privadas e públicas realizam e que consiste em atrelar os ganhos empresariais com as ações ambientais, sociais e de governança corporativa

As marcas que consideram e verdadeiramente aplicam as medidas, levam os  benefícios para o meio ambiente e a população, reduzindo os impactos negativos que anualmente provocam. 

Além do benefício reputacional, existem outras vantagens atreladas ao ESG:

  • Redução de riscos;
  • Redução de custos;
  • Atração de investimentos;
  • Retenção dos colaboradores e atração de talentos.

O Práticas ESG está presente no mercado para auxiliar instituições de diferentes portes e setores durante a aplicação da agenda e para a manutenção da mesma. Tendo em vista a quantidade de tópicos a serem estudados e considerados, o time se compromete em realizar consultorias personalizadas a fim de compreender os desejos e metas da instituição e alinhá-los às medidas.

Além da análise (diagnóstico), a consultoria passa pelo plano de ação, engajamento e comunicação. Através do site é possível obter mais informações sobre a tríade e tirar as possíveis dúvidas. 

https://conteudo.lbca.com.br/como-funciona-recuperacao-judicial

Apoio de especialistas

Para as instituições que desejam realizar esta movimentação interna e promover mudanças a seu favor é importante que considerem o apoio de especialistas. Um time jurídico, a partir do conhecimento que possuem sobre questões legais que fazem parte de um negócio, oferecerá melhores soluções para cada caso.

A Recuperação Brasil oferece consultorias personalizadas que permitem entender, detalhadamente, a situação atual da organização. Acesse o site oficial para conferir mais informações sobre as ferramentas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts