Insolvência civil: efeitos do processo e consequências para o devedor

Compartilhe
Insolvência civil: efeitos do processo e consequências para o devedor

Alguns motivos podem levar os cidadãos brasileiros a uma crise financeira, seja o desemprego repentino ou a desorganização das dívidas e responsabilidades. Um processo ainda pouco relembrado por pessoas físicas ou pessoas jurídica com natureza de sociedade civil, que estão passando por esta fase e com dívidas maiores do que os bens, é a insolvência civil.

Atuando como uma espécie de declaração da situação atual em que se encontra, costuma ser requerido pelo próprio devedor (autoinsolvência) para que ultrapasse esta fase e tome medidas mais coerentes para o pagamento das dívidas aos credores.

O cenário mais indicado é aquele onde indivíduos consigam rever as contas e se programar previamente para evitar situações mais agravantes, no entanto, em algumas ocasiões a gravidade da situação é irreversível. Portanto, além de conhecerem o procedimento, é necessário que estejam alinhados com as fases posteriores.

Etapas da insolvência

Assim como as instituições, que buscam ferramentas como a recuperação judicial e extrajudicial para sanar suas dificuldades financeiras e precisam atravessar algumas etapas para chegar ao final de maneira positiva, as pessoas físicas também pode atravessar esse momento com a insolvência.

Apesar de ser uma informação revelada, majoritariamente, pelos próprios devedores, à insolvência também pode ser requerida pelos credores. É no pedido que o processo se inicia, logo após o entendimento da situação e dos valores devidos pelo cidadão foco do caso. 

Quando é realizada pelo devedor deve existir uma ação judicial declaratória para o caso. Já nas ocasiões onde o credor realiza o pedido é preciso um título judicial ou extrajudicial. 

LEIA TAMBÉM:

Principais causas da inadimplência crônica e o papel da insolvência civil 

Plano de recuperação judicial da Americanas: atualizações sobre o caso

Logo após o requerimento, o caso é analisado pelo juiz assim como as informações financeiras do devedor. Visto que a insolvência é uma forma dos indivíduos revelarem a impossibilidade de quitar a dívida, o juiz fica responsável por verificar essa afirmação.

A etapa seguinte é voltada para a escolha de um administrador judicial que atuará para mediar os credores e devedores e para gerir os bens. As próximas etapas são marcadas pela(o):

  • verificação dos créditos por parte dos credores para entendimento dos valores;
  • plano de pagamento é construído pelo juiz;
  • em casos de impossibilidade de pagamento há a penhora dos bens (liquidação de ativos);
  • o devedor também pode perder os direitos dos bens futuros;
  • processo é encerrado com a concretização do plano de pagamento ou quando ocorre a penhora que soluciona as dívidas.

Efeitos e consequências para o devedor

Um caso nacional recente ocorreu em 2023, com o ex-deputado federal Alexandre Frota atestando não possuir os bens para o pagamento da dívida de R$1,4 milhão. Obteve como resposta da Justiça de São Paulo a aprovação de um processo de insolvência civil sem cobrança.

Após ser caracterizado como “insolvente” o devedor tem a sua reputação marcada e as possibilidades futuras reduzidas, como é o caso de investimentos e empréstimos. A situação pode ser pior para pessoas jurídicas com natureza de sociedade civil, que podem ter seus negócios comprometidos.

https://conteudo.lbca.com.br/como-funciona-recuperacao-judicial

No entanto, o devedor também passa a adentrar uma nova fase onde precisará ter mais controle sobre a sua situação financeira e incluir novas ações para voltar à normalidade. Ao final, a educação financeira e o conhecimento sobre suas possibilidades é o que permite viver de forma organizada e correta. 

Suporte de especialistas 

Para ultrapassar a “recuperação judicial de pessoas físicas” é necessário contar com o suporte de um time jurídico especializado, que por conhecerem mais sobre os processos e soluções, encontrarão as melhores estratégias. 

O time especializado da Recuperação Brasil realiza consultorias personalizadas a fim de auxiliar as pessoas físicas ou pessoas jurídicas com natureza de sociedade civil que estejam atravessando a inadimplência. Analisam detalhadamente o caso para direcionar os clientes da melhor maneira, além de oferecer o suporte após o processo.

Através do site oficial da instituição é possível obter mais informações sobre a ferramenta, assim como tirar as possíveis dúvidas sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts