Plano de recuperação judicial da Americanas: atualizações sobre o caso

Compartilhe
Plano de recuperação judicial da Americanas: atualizações sobre o caso

A marca Americanas passou por um momento conturbado em 2023, devido ao endividamento de mais R$42 bilhões, que a levou a procurar por saídas efetivas para o seu caso. A recuperação judicial foi a escolha seguida pela instituição após análise do cenário e verificação das ferramentas. Após alguns meses, a empresa teve o seu plano de recuperação aprovado e, neste início de 2024, obteve o aval de grande parte dos credores.

A fim de conter a fraude contábil e buscando cumprir todas as etapas do processo, a instituição organizou um plano (de negócios e pagamento) agrupando todos os estudos sobre o caso, assim como as respostas e medidas a serem implementadas para o solucionamento. 

Destacamos os detalhes do plano, as atualizações sobre o caso e exemplos reais de outras empresas que recorreram às ferramentas para retomarem sua atuação no mercado.

Atualizações sobre o plano

A recuperação judicial é um instrumento do mercado criado para que as instituições em crise financeira encontrem melhores condições de pagamento e para que saiam da fase, evitando o processo de falência. 

O pedido foi o primeiro passo tomado pela Americanas, em janeiro de 2023,  empresa que atualmente é considerada a quarta maior do Brasil. Em dezembro do mesmo ano, o plano de recuperação judicial da Americanas foi aceito pela Assembleia Geral de Credores, por grande parte dos nomes (cerca de 1860 credores) interessados em receber o valor de volta. 

O Banco Safra foi um dos últimos a aderir ao plano, tendo criticado alguns dos tópicos dispostos no documento.

Próximos passos 

Para que uma instituição obtenha sucesso na operação é preciso que siga algumas etapas, sendo elas:

  • Checagem dos pré-requisitos;
  • Entrada do pedido;
  • Pausa das cobranças por 180 dias;
  • Análise do pedido pela Justiça;
  • Escolha de um administrador judicial;
  • Com a aprovação, há a criação de um plano de pagamento;
  • Plano é analisado pelos credores e homologado pela Justiça; 
  • Com a aprovação de grande parte dos credores, há a aplicação dos pontos.

Dessa forma, a partir da homologação a instituição terá o prazo de dois anos para colocar todo o planejamento em prática e realizar o pagamento (com condições favoráveis aos envolvidos).

Diante da instabilidade do mercado, aumento dos juros e da dificuldade financeira percebida pelas empresas, muitas têm seguido o mesmo caminho escolhido pela Americanas. 

LEIA TAMBÉM:

Recuperação judicial: 2023 fecha com recordes e previsões apontam uso constante em 2024

Ações da Americanas chegam a 16,8% e há projeções de acordos com credores; entenda

Recuperação extrajudicial e suporte de especialistas

A recuperação extrajudicial e os pedidos também têm crescido, levando as instituições a realizarem acordos com os credores, fora dos ambientes judiciais, e solucionarem as crises financeiras. 

Um exemplo de caso atual é o vivenciado pelo time Botafogo de Futebol e Regatas que ofereceu à Justiça um pedido de homologação do seu plano atual de recuperação extrajudicial. A decisão foi tomada após o clube se deparar com  a dívida de R$405 milhões que possuía com os credores (TAM, Telefônica Vivo e outros).

Seguindo a mesma premissa, o clube Figueirense também recorreu ao dispositivo, teve seu pedido anulado em fevereiro e conseguiu suspender a anulação no final de 2023, sendo possível que se mantenha financeiramente antes de um novo julgamento. 

recup

Ainda que seja caracterizado como um processo menos burocrático, quando comparado com o judicial, deve ser organizado com a ajuda de operadores do direito ou especialistas da área.

A Recuperação Brasil atua com consultorias personalizadas a fim de escutar as dores dos clientes e propor as soluções adequadas para cada caso. Além da recuperação judicial e todo o auxílio para que se suceda positivamente, o time especializado ainda oferece outros serviços, a exemplo da gestão de fluxo de caixa, recuperação de crédito e sucessão familiar.

Através do site oficial é possível conhecer mais sobre a consultoria, assim como tirar as possíveis dúvidas sobre o processo de recuperação judicial e extrajudicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts