Impacto da Inteligência artificial nos processos de fusão e aquisição 

Compartilhe
Impacto da Inteligência artificial nos processos de fusão e aquisição 

Com a possível fusão entre as instituições Arezzo e Grupo Somo, alguns tópicos foram levantados, em especial sobre os valores visualizados na relação de troca de ações entre as empresas e sobre a aliança das companhias quando o processo for finalizado. Os questionamentos sobre os preços surgiram, principalmente, pelas instituições ainda não terem passado pelo processo de due diligence. 

No entanto, é possível que as dúvidas que aparecem antes dos processos de fusão e aquisição (M&A) não existam mais. A inteligência artificial (IA) tem oferecido novas possibilidades e substituindo as planilhas de Excel, dando aos profissionais e analistas a redução do tempo de análise das informações numéricas. 

Com a IA é possível analisar uma quantidade extensa de dados em pouco tempo e reduzir alguns erros cometidos por humanos. Na visão dos especialistas, a tecnologia oferece uma simplificação das etapas e ajuda os profissionais a tomarem decisões mais assertivas e precisas. 

Instituições diversas, como banco de investimento, instituições de consultoria e escritórios começaram a utilizar os instrumentos de IA em seu dia a dia e visualizaram um aumento na produtividade e a chance dos profissionais focarem sua atenção em análises mais complexas.

De acordo com Jorge Calvo, vice-reitor da GLOBIS School of Management Tokyo e professor da ESADE Business School, “A IA atua como assistente de análise, pesquisa e redação, o que transforma a maneira como esses processo são realizados.”

Checagem de dados e agilidade

O CEO da Investment Banking de Arcano, Borja Oria, revelou que “atualmente, o que mais nos ajuda e o que mais aproveitamos é o gerenciamento de informações e dados, especialmente na identificação de oportunidades e na capacidade de gerenciar um nível muito amplo de informações, de forma rápida e eficiente.”

LEIA TAMBÉM:

Entenda a queda das operações de fusão e aquisição no 1º semestre e a possibilidade de retomada

Impacto do ESG no processo de fusão e aquisição

Isto acontece porque a IA consegue processar e analisar grandes quantidades de dados com uma velocidade maior que o profissional importante para o processo de fusão e aquisição onde informações financeiras, operacionais, jurídicas são checadas.

Encontrando tendências

A partir da IA é possível encontrar riscos, oportunidades e tendências não observadas da maneira usual. A afirmação foi feita pelo COO e cofundador da Positon AI, Zaheer Ali.

A instituição é voltada para tecnologia e atua em São Francisco, Califórnia e como plataforma realiza o gerenciamento de todas as fusões e aquisições unindo possíveis investidores e startups. 

Ali destaca que “os recursos de análise preditiva e machine learning da IA possibilitam a identificação de oportunidades e riscos ocultos nas negociações de fusões e aquisições por meio de uma análise mais profunda e ampla das tendências do mercado, das estratégias dos concorrentes e das possíveis implicações regulatórias,geralmente em tempo real e por meio de uma quantidade maior de dados.”

Due Diligence e rapidez do processo

A Due Diligence tende a ser uma etapa complexa e custosa durante a fusão ou aquisição, e com a IA, pode ser alterada e acelerada. A automatização para checagem desses documentos financeiros e jurídicos permite o encontro rápido de pontos de interesse ou preocupação da empresa através do processamento de linguagem natural e de instrumentos de planejamento de integração mais avançados.

Rabie Zahri, CEO e cofundador da Position AI, “também desempenhará um papel crucial na análise de mercado em tempo real e na navegação em ambientes regulatórios complexos.”

IA para predição 

Zahri ainda pontua o uso da IA para predição de negócios uma vez que a inovação consegue perceber a sinergia durante a aquisição ou fusão o que auxilia na diminuição dos valores, crescimento das receitas e melhoria da eficiência.  O CEO revela que “esse será um futuro inevitável e as empresas que estiverem preparadas para o futuro se posicionaram com uma enorme vantagem competitiva nessa área.”

Influência nos preços

Ainda é possível que os algoritmos de IA chequem as transações feitas previamente e entenda as tendências de mercado para contribuir para as negociações e análises assertivas.  Borja Oria destaca que em “em alguns setores, está claro que a IA pode gerar valor, seja por meio de custos reduzidos com pessoal, maior eficiência ou maior potencial de crescimento.”

Ele completa reforçando que os investidores precisam entender como a tecnologia está impactando os negócios. “Como vai afetá-la a médio e longo prazo e que decisões os empresários estão tomando nesse sentido.”

Checagem dos riscos

O instrumento pode ajudar a encontrar os riscos de uma aquisição. Para Ali, cofundador da Position AI, “a IA tem o potencial de tomar decisões mais bem informadas, especialmente em áreas como previsão financeira, avaliação de riscos e planejamento estratégico. 

Através da IA é possível verificar uma grande quantidade de contratos com fornecedores e clientes para encontro dessas ameaças e chances. 

Dificuldades com o uso

Ainda que traga vantagens existem ainda algumas dificuldades com o uso da IA no processo, a exemplo da curva de aprendizado na adaptação às ferramentas e na análise das informações entregues.

Outro impasse é com o uso excessivo da inovação que acende o alerta para a proteção de informações pessoais e sobre a confidencialidade dos dados. Para Zahri, “o uso de IA em fusões e aquisições está em um estágio muito inicial e levanta preocupações éticas e de privacidade, especialmente no que diz respeito ao processamento de dados e à parcialidade na tomada de decisões quando não aplicada metodicamente e com muito cuidado.”

Por fim revelou que “nunca se deve usar ferramentas públicas de IA não proprietárias com informações confidenciais e privadas.”

Fonte: Bloomberglinea

Autor: Michelly Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts