Entenda a queda das operações de fusão e aquisição no 1º semestre e a possibilidade de retomada

Compartilhe
Entenda a queda das operações de fusão e aquisição no 1º semestre e a possibilidade de retomada

Um levantamento realizado pelo TTR Data, plataforma que ​​rastreia Fusões e Aquisições, Private Equity e informações corporativas na América Latina e mercado Ibérico, observou a existência de uma queda das operações de fusão e aquisição no Brasil no primeiro semestre de 2023. 

As ferramentas de fusão e aquisição (M&A) são comumente utilizadas por empresas que desejam expandir seus negócios e podem ser escolhidas por instituições de grande, médio ou pequeno porte.

De acordo com a TTR Data, houve queda expressiva no número de transações, com o percentual chegando a uma redução de 33% nas operações. A análise é feita em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Levantamento

Ainda segundo o TTR Data, ao todo foram 868 operações que totalizaram R$91,4 bilhões durante este período. Já em 2022 ocorreram cerca de 2.650 processos de fusões e aquisições durante todo o ano.

Ainda que o saldo do levantamento não seja positivo, é esperado que novas operações aconteçam a partir da segunda metade do ano seguindo até 2024. O motivo para a retomada é o aumento da movimentação do mercado de capitais, a mudança no perfil de transações e o maior entendimento dos benefícios que o M&A trazem.

Fusão e aquisição: diferenças e melhorias

O processo de fusão é percebido quando duas ou mais se unem para formação de outra nova que assumirá todos os direitos e obrigações. Ou seja, há uma combinação entre as empresas para que se tornem uma sociedade completamente nova e deixem as anteriores de lado. 

Já a aquisição é tida como uma operação onde um investidores adquire ações ou quotas em outras empresas. Essa ação possibilita que ambas continuem atuando no mercado de maneira separada, ou seja, a empresa que adquire continua existindo. 

Em ambos os casos é possível que a instituição em questão obtenha benefícios com o processo, seja a boa reputação e posicionamento privilegiado no mercado, obtenção de crescimento financeiro, ou ainda, o aumento competitivo. 

Ainda que aconteça em menor proporção, as operações feitas por empresas de pequeno porte são ótimas oportunidades de crescimento, alavancando e colocando a instituição em outro patamar.

Conforme visualizado, o atravessamento dos processos de fusão e aquisição dependem de diversos fatores para acontecer. Para garantir que ocorra de maneira adequada é importante o acompanhamento de um time jurídico.

Com o apoio legal será possível passar por todas as etapas da operação, desde a construção do plano até o momento da negociação e fechamento.

A Recuperação Brasil atua no mercado para auxiliar empresas diversas durante as operações de fusão e aquisição, assim como durante outros processos necessários para o bem estar da organização. 

Através de consultorias especializadas e diante do conhecimento aprofundado do time, é possível atravessar processos como a recuperação judicial, extrajudicial e a sucessão familiar.

Acesse o site para conhecer mais sobre a atuação do time. 

recup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts