Entenda o processo de incorporação de empresas

Compartilhe
Entenda o processo de incorporação de empresas

Durante sua vida ativa, as empresas podem obter uma série de benefícios ao incluir ferramentas na rotina. Também visualizam resultados específicos quando passam por certas operações, como é o caso da incorporação. Ela costuma acontecer quando uma sociedade adquire uma ou mais instituições e assume seus direitos e obrigações.

Além disso, acabam obtendo a força de trabalho, as tecnologias e os ativos da empresa adquirida. Ao incorporar outra instituição esta empresa não deixa de existir, pelo contrário, continua existindo com a mesma personalidade jurídica. No entanto, seu patrimônio é aumentado e o impacto no mercado acaba se tornando maior.

A prática já é comum no mercado e um exemplo recente pôde ser visualizado com o processo vivido pela TIM com a compra (incorporação) da Cozani. 

Como funciona?

O objetivo principal costuma ser o crescimento, e também, a redução de custos de produção. Sendo assim, o processo inicial tende a ser o estudo da empresa a ser incorporada para que em seguida seja aprovada pelos sócios de ambas as partes. 

A base para o bom funcionamento da operação é o estudo prévio e o acordo entre os e​​nvolvidos. Dessa forma, assim que todos estiverem certos que queiram passar pela ​​incorporação é preciso que haja uma análise de balanço patrimonial.

Um perito fica responsável por averiguar os bens que serão incorporados. Somente quando essas etapas são finalizadas que a sociedade incorporada passa a ser incluída na incorporadora e deixa de existir definitivamente. 

Por fim, para que o processo seja oficializado, é preciso que os sócios realizem a averbação de registro para legitimar a incorporação. 

É válido destacar que o processo se difere​​ncia de outras ferramentas como a fusão, que também acontece a partir da junção de duas empresas, no entanto, se unem para formar uma completamente nova. 

Dessa forma, não deve ser confundido com a incorporação, uma vez que a empresa incorporadora preexistente continua a existir, e as incorporadas deixam de existir. 

brayn

Benefícios e ação de especialistas

Quando bem realizada a incorporação pode trazer uma série de vantagens para a empresa incorporadora, isto porque o processo geralmente acontece como uma forma de ampliar a atuação.

Entre os principais podemos citar:

  • Ga​​nhos operacionais;
  • Ganhos tributários e possibilidade de elisão fiscal;
  • Possibilidade de crescimento financeiro;
  • Aumento do posicionamento no mercado;
  • Possibilidade de redução de custos operacionais.

A Recuperação Brasil atua no mercado para garantir que o processo de incorporação aconteça de maneira adequada para os clientes. Também atua em outros momentos da vida de uma instituição, como durante a recuperação judicial, no processo de sucessão familiar e para renegociação de dívidas empresariais.

Conheça mais sobre o serviços acessando o site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts