Programa de renegociação de dívidas empresariais é estudado pelo governo; entenda

Compartilhe
Programa de renegociação de dívidas empresariais é estudado pelo governo; entenda

Devido ao sucesso do programa Desenrola Brasil, que oferece condições especiais aos cidadãos brasileiros para que consigam reaver as dívidas e efetuar os pagamentos, o governo tem estudado a possibilidade de um programa direcionado para empresas para que realizem a renegociação de sua dívidas com os credores e restabeleçam sua saúde financeira e bem-estar.

Atualmente, as empresas de diferentes portes e setores costumam recorrer à prática para evitar complicações financeiras maiores que podem culminar no processo de falência. Abaixo destacamos as informações atualizadas sobre o novo programa e como a renegociação de dívidas costuma acontecer para as instituições que necessitam. 

Criação do programa

A informação sobre a intenção em ter um novo programa foi destacada por Geraldo Alckmin, atual vice-presidente do Brasil, durante o evento do ​​Fórum de Comércio e Serviços. Nomeado de “Desenrola Empresas”, o programa auxiliaria, especialme​​nte, as instituições que não conseguiram se recuperar completamente após as complicações que afetaram todo os países em 2020, i​​nclui​​ndo o Brasil.

Atualmente o Desenrola Brasil funciona como um Programa de Renegociação de Créditos Inadimplidos para pessoas físicas que possuem renda bruta mensal de até dois salários mínimos ou ainda que possuam inscrição o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que com o instrumento oferecido pelo governo conseguem pagar as dívidas com desconto.

LEIA TAMBÉM:

Entenda como a renegociação de dívidas contribui para a retomada do bem-estar da empresa

Renegociação de dívidas de pequenas empresas: como deve ser realizada?

Para as instituições, especialmente as de pequeno porte e MEI que possuem menores oportunidades financeiras, ter um instrumento que oferece condições distintas de pagamento é uma oportunidade única que impactaria diretamente em sua saúde e continuidade no mercado.

No entanto, enquanto o programa não é oferecido, as empresas podem seguir com o processo de renegociação de dívidas conhecido pelo mercado. 

Funcionamento da renegociação de dívidas 

A renegociação de dívidas é uma prática comum realizada por instituições que buscam o retorno da saúde financeira e o solucionamento dos problemas. Ela costuma ser iniciada após checagem do momento financeiro da empresa, sua contabilidade, capital de giro, faturamento, gastos e fluxo de caixa.

Após a realização deste processo, que costuma ser realizada por profissionais especializados da área, e entendendo os motivos por trás das dívidas e da falta de pagamentos é iniciada a fase de planejamento onde serão avaliadas as possibilidadeprogs de quitação.

Ao oferecer as possibilidades para os credores e realizar as mudanças para organização do caixa (a exemplo da redução de desperdícios e a troca de fornecedores) espera-se um resultado positivo e condições melhores para pagamento dos valores. 

https://conteudo.lbca.com.br/como-funciona-recuperacao-judicial

Suporte de especialistas

A estruturação da renegociação costuma ser realizada com o apoio de especialistas que conhecem as leis e as melhores estratégias.

A Recuperação Brasil está prese​nte no mercado para oferecer o suporte que as instituições em crise financeira necessitam. Com isso, o time especializado conta com consultorias, de maneira personalizada, para verificar a situação atual e oferecer as medidas que vão finalizar o caso. Pelo site oficial é possível contatar o time e tirar as dúvidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts