Caso 123 milhas: entenda mais sobre a crise e o pedido de recuperação judicial 

Compartilhe
Caso 123 milhas: entenda mais sobre a crise e o pedido de recuperação judicial 

A agência de viagens 123 milhas tem passado por um momento de instabilidade financeira motivada pela suspensão de pacotes promocionais e de passagens fechadas antecipadamente pelos clientes. A situação se agravou a ponto da instituição realizar o pedido de recuperação judicial em 29 de agosto, a fim de melhorar sua atuação e posição no mercado.

A dívida atual está avaliada em aproximadamente R$2,3 bilhões e os motivos para recorrer, de acordo com a empresa, tem relação com fatores “internos e externos que impuseram um aumento considerável de seus passivos nos últimos anos“.

Com a recuperação judicial, a empresa tem a chance de passar pelo momento de dificuldade e evitar a declaração de falência. Entenda, em detalhes, o caso da 123 milhas e a importância da ferramenta para atravessamento da crise. 

Pedido de recuperação Judicial

A empresa, que costuma trabalhar com a venda de pacotes e passagens promocionais sem data definida, se viu obrigada a impedir que diversos clientes (que compraram na linha “PROMO”) realizassem as viagens. 

Como justificativa para a ação, a 123 milhas informou o motivo como sendo a  “persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada.” 

Outro grande fator seria os valores ainda exorbitantes (e em alguns casos aumentos) das passagens mesmo após a pandemia. De acordo com a empresa, os valores seriam devolvidos aos clientes, de maneira integral e com correção. 

A divulgação do fato, não obstante, contribuiu para que a imagem da instituição ficasse negativa e para que a equipe interna se desestabilizasse, o que culminou na demissão de alguns colaboradores. Com isso, foi preciso buscar uma alternativa. 

O pedido de recuperação judicial da instituição foi aceito pela 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, servindo como uma medida importante para garantir que os colaboradores, parceiros, consumidores e ex-funcionários tenham seus direitos assegurados. 

De acordo com a justiça, a agência conta com 700 mil credores (aqueles que devem receber os valores). Atualmente, o pedido foi aprovado e a instituição ainda terá que atravessar todas as etapas.

Funcionamento e importância da ferramenta

A Lei nº 11.101, popularmente conhecida como Lei de Recuperação de Empresas e Falências, é o regulamento utilizado para obter informações sobre o funcionamento da recuperação judicial e extrajudicial e em relação ao processo de falência de empresários ou sociedade empresárias. 

Pensada para auxiliar empresas com dívidas exorbitantes, que acabam afetando seu funcionamento e impossibilitando que cumpra os compromissos que possui, a recuperação judicial possui etapas bem definidas e que devem ser cuidadosamente seguidas. 

É importante que, antes de recorrer a esta solução, a instituição em questão entenda se está em conformidade com os pré-requisitos, como não ter declarado falência recentemente ou não ter passado por uma recuperação judicial nos últimos 5 anos. É possível definir as etapas como sendo:

  • Petição inicial ou entrada com o pedido;
  • Espera da aprovação; 
  • Em caso de aprovação há a suspensão das cobranças durantes os próximos 180 dias; 
  • Juiz nomeia um administrador judicial do caso; 
  • Com o deferimento do pedido, a empresa realiza o plano de recuperação e deve apresentá-lo em 60 dias;
  • O plano é apresentado ao juiz;
  • Caso seja aprovado pelos credores é criado um comitê de credores;
  • A empresa deverá colocar em prática o que definiu;
  • Ao cumprir com o acordado é finalizado o processo. 
recup

Suporte do time jurídico

A atuação de um time jurídico é essencial para que a operação aconteça adequadamente e para que todos os tópicos sejam contemplados. 

A partir do conhecimento que possuem sobre as legislações vigentes e através da consultoria personalizada e do atendimento individualizado, o time passa a atuar para garantir o sucesso do procedimento.  A Recuperação Brasil conta com especialistas da área, que oferecem aos seus clientes o suporte necessário para o atravessamento da recuperação judicial. Além desta solução também podem auxiliar durante o processo de sucessão familiar, recuperação de crédito e durante a fusão e aquisição, por exemplo. Através do site é possível tirar as principais dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts