Entenda como a renegociação de dívidas contribui para a retomada do bem-estar da empresa

Compartilhe
Entenda como a renegociação de dívidas contribui para a retomada do bem-estar da empresa

Empresas de todos os portes podem atravessar momentos de instabilidade e notar um aumento nas dívidas. Motivos variados levam as instituições a chegarem à inadimplência e o resultado desta desestabilização costuma ser um fluxo de caixa desorganizado, a queda da reputação e o não comprometimento com as obrigações institucionais. Como resposta a esta fase, e visando retomar o bem-estar, é possível contar com a renegociação de dívidas empresariais. 

A ferramenta é utilizada para atravessar a fase atual e para realização de acordos entre os credores e a empresa devedora. Abaixo detalhamos o papel do instrumento, a relevância que possui para a segurança da empresa e como as empresas podem se organizar previamente para evitar os riscos do endividamento excessivo. 

Renegociação de dívidas empresariais

Ao visualizarem que os acordos antes firmados não estão sendo cumpridos e que os pagamentos não são realizados em dia ou a todos os credores, as empresas podem utilizar a renegociação de dívidas como uma forma de sair desta realidade.  

Durante o processo inicial é comum que o time responsável pela estruturação da negociação verifique o capital de giro e os valores que a instituição recebe mensalmente, assim como o fluxo de caixa (nome utilizado para definir o valor gasto e recolhido durante um certo período de tempo).

Com todas as informações será possível criar um planejamento para pagamento das dívidas, uma estratégia para estar em dia com todos os credores. O conhecimento sobre a situação atual permite entender os caminhos disponíveis e escolher qual será o mais indicado para a ocasião.

É importante ainda que as dívidas maiores sejam priorizadas e que uma comunicação assertiva e respeitosa seja colocada em prática com os credores a fim de que seja possível chegar ao melhor resultado.

Uma boa aplicação da renegociação de dívidas é capaz de oferecer: 

  • condições vantajosas de pagamento;
  • reorganização das despesas;
  • manutenção do relacionamento com os credores;
  • permite que continuem com uma boa reputação; 
  • evita complicações maiores como a declaração de falência.

Por fim, é válido ressaltar a necessidade de olhar para as finanças da empresa após o sucesso da operação de renegociação de dívidas para que os problemas que afetaram a empresa previamente não retornem no futuro. 

Gestão de fluxo de caixa e Governança 

Um dos grandes motivos para o processo de endividamento (além das crises econômicas nacionais ou situações não convencionais vividas pela sociedade, como é o caso da pandemia da Covid-19) é a falta de conhecimento financeiro e a desorga​​nização. 

Dessa forma, o entendimento sobre o todo é essencial. Atuando como uma resposta preventiva para casos de endividame​​nto, é recomendado às empresas a análise consta​​​​​​nte das finanças e do fluxo de caixa, assim como a inserção de medidas que resultem na organização interna.

Indo além do fluxo de caixa, é relevante que a gestão financeira seja considerada e que os valores básicos definidos pela governança corporativa (como a equidade, a prestação de contas, a responsabilidade corporativa e transparência) sejam colocados em prática. 

recup

A Recuperação Brasil atua de maneira consultiva, auxiliando os clientes durante momentos de crise e guiando-os em etapas particulares, como durante a sucessão familiar. Através de consultorias personalizadas, e por conta do conhecimento da equipe multidisciplinar, consegue oferecer soluções assertivas aos casos. Conheça mais sobre as soluções e tire as possíveis dúvidas através do site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts