Renegociação de dívidas de pequenas empresas: como deve ser realizada?

Compartilhe
Renegociação de dívidas de pequenas empresas: como deve ser realizada?

Assim como as empresas de grande porte, as pequenas empresas podem atravessar momentos de dificuldades financeiras que, caso não sejam averiguados, podem culminar em crises maiores ou falências. O estudo das alternativas, para estes casos, é necessário para que seja possível voltar à normalidade. Umas das possibilidades é a renegociação de dívidas empresariais que possibilita que o devedor se organize e cumpra com as obrigações que tem com os credores.

No entanto, para se certificar que acontecerá de maneira adequada é preciso entender os pré-requisitos, obter suporte de um time especializado e seguir algumas etapas bem definidas. 

Papel das pequenas empresas 

Menor força de trabalho, valores reduzidos e chances limitadas de investimento são características que se alinham com as pequenas empresas, visualizadas dessa forma por terem de 10 a 49 funcionárias e contarem com um faturamento anual de até R$4,8 milhões. 

Sua importância é destacada ao visualizar o impacto que possui para a economia, contribuindo diretamente para o PIB brasileiro e movimentando empregos. Um estudo do Sebrae revelou que em maio de 2023, os negócios de pequeno porte responderam por 70% dos novos vínculos empregatícios. 

A constatação demonstra que o olhar dedicado, a construção de um diagnóstico da instituição e a realização de um planejamento para pagamento das dívidas (para aquelas que passam por situações de desgaste financeiro) é fundamental para que sigam prosperando.

Como colocar a renegociação em prática?

Para além das pequenas empresas, a renegociação de dívidas empresariais é uma ferramenta à disposição de instituições e que funciona da mesma forma que quando aplicado por pessoas físicas. 

No entanto, é comum que instituições do tipo desconsiderem o instrumento em um primeiro momento tendo vista a pouca quantidade de recursos e a falta de conhecimento sobre os processos.

De forma geral, a renegociação nada mais é do que um olhar sobre o problema para que seja possível encontrar soluções. O primeiro passo costuma ser a revisitação dos processos e o olhar minucioso para a contabilidade, verificando detalhes que vão desde o fluxo de caixa, o faturamento, até os gastos e obrigações fiscais.

O olhar leva ao entendimento da situação e do que precisa ser alterado e melhorado, assim como facilita o trabalho dos gestores e time legal que montarão uma estratégia para pagamento das dívidas.

Portanto, o segundo momento desta operação, após a verificação de todos os pontos, é a criação do plano estratégico. Lá estarão contidas as formas de pagamento e as saídas escolhidas pelas instituições.

Como terceira etapa existe a comunicação e os acordos com os credores onde as pequenas instituições conseguem redução das dívidas a condições mais favoráveis de parcelamento.

Em 2022, a Lei Complementar 193/22 foi promulgada e possibilitou que micro e pequenas empresas, do tipo Simples Nacional, tivessem acesso a um programa de parcelamento de dívidas. Este programa, nomeado de Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp), atua como um marco importante para as instituições do tipo que também podem usufruir de técnicas para se restabelecer. 

Com ele, as instituições contam com a chance de pagar os débitos em até 180 meses depois de entrarem no programa e ainda conseguem um parcelamento de até 8 vezes.

Outras novas oportunidades de regularizar a situação fiscal atual destas instituições, e até mesmo de microempresas, costumam surgir e podem ser benéficas para a situação em que se encontram.

recup

Atuação do time especializado

A Recuperação Brasil está presente no mercado e tem como objetivo garantir que o processo de renegociação de dívidas empresariais gerem resultados melhores para as empresas. 

Por meio de consultorias personalizadas, conseguem visualizar o caso e incorporar medidas que vão culminar no sucesso da operação.

Além da renegociação, também oferece outros serviços às empresas, como o acompanhamento jurídico durante a recuperação judicial e o auxílio para atravessamento da sucessão familiar

Acesse o site oficial para conhecer mais sobre as soluções. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts