Pagamento de dívidas das empresas: como a recuperação de crédito pode ser fundamental no processo?

Compartilhe
Pagamento de dívidas das empresas: como a recuperação de crédito pode ser fundamental no processo?

Bastante utilizada por empresas que se encontram em situações financeiras desfavoráveis, a recuperação de crédito é uma ferramenta à disposição das instituições que visam receber o pagamento dos devedores para que possam retomar suas atividades de forma saudável. Recentemente o seu uso ocasionou no pagamento de mais de 43% das dívidas, durante o mês de junho de 2022, um acréscimo de 9,2% na pontuação, segundo a análise feita pela Serasa Experian.

Os dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian dão destaque para o instrumento e como ele pode ser positivo para as instituições caso seja utilizado da forma correta. Abaixo detalhamos o funcionamento da ferramenta, assim como os benefícios do uso e outros pontos imprescindíveis.

Como é feito?

Ao analisarem o déficit no fluxo de caixa, em detrimento do não pagamento dos consumidores, os empreendedores costumam recorrer a soluções que possam melhorar a situação e evitar o fechamento da empresa.

A base para a recuperação de crédito com os endividados é o diálogo, uma vez que, é a partir dele que o contato para o solucionamento do caso pode ser feito. Com os momentos de incerteza passados durante a pandemia e devido a crise financeira, muitos indivíduos passaram por mudanças que o afetaram de diversas formas, uma delas voltadas para o aspecto financeiro.

Na tentativa da recuperação de crédito, as instituições precisam abordar cada caso de forma personalizada e com a comunicação sendo o mais acolhedora e prestativa possível. Mensagens repetitivas tendem a afastar os devedores e causar uma sensação de imediatismo e rispidez no tratamento.

A utilização da tecnologia vem para ajudar nesse processo com inovações como softwares e inteligência artificial (IA) auxiliando no contato e comunicação com os consumidores.

Entenda mais sobre o uso da inteligência artificial na recuperação de crédito. Baixe o e-Book “Inteligência Artificial na Pesquisa Patrimonial

Benefícios do uso

A maior vantagem com a utilização do instrumento é a melhoria da situação atual. Pode ainda ser um passo anterior à recuperação judicial, que geralmente leva mais tempo para ser concretizada e é escolhida pelas instituições quando o cenário está mais próximo da falência. A abordagem adequada com o devedor também garante uma reputação positiva para a instituição a longo prazo.

Para garantir o retorno desse processo é necessário que profissionais da área do direito façam o acompanhamento de cada passo. É a partir do olhar do especialista que será possível entender a situação da empresa e as melhores formas de atuação para o caso.

A Recuperação Brasil conta com uma equipe de especialistas focados em atingir os objetivos principais da recuperação de crédito: a normalização das atividades e o bem-estar nos negócios. Para entender todos os passos da consultoria basta entrar em contato pelo site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outros posts