As etapas do processo de fusão e aquisição

Compartilhe
As etapas do processo de fusão e aquisição

Certos momentos pedem pela aplicação de operações e procedimentos específicos, que servirão para melhorar a saúde do negócio ou elevar a empresa a outro patamar. O processo de fusão e aquisição direciona a instituição a diferentes caminhos e provoca resultados distintos. 

Para realizar cada um deles é preciso passar por etapas específicas. A fusão é entendida como uma operação onde há a união de duas sociedades para que ao final elas se tornem uma só. Já a aquisição está relacionada com a operação onde a empresa obtém ações ou quotas em outras sociedades. Dessa forma ambas as empresas passam a funcionar normalmente e separadamente.

Processo de inclusão

Para utilizar as ferramentas é importante o estabelecimento de alguns passos. Também conhecidos como ​​M&A (Mergers and Acquisitions), os procedimentos de fusão e aquisição costumam passar pela: 

  • construção de um plano; 
  • análise da empresa; 
  • escolha;
  • negociação;
  • conclusão.

Ou seja, de início é preciso analisar a situação interna para construir o plano, compreender o momento, objetivos e pontos de atenção. Também se faz necessário se preocupar com a sociedade alvo, entender o valor que possui e se se encaixam com os ideais da empresa atual. A negociação só é firmada quando todos os pontos estão batidos e forem estudados. No final o contrato é assinado e a operação é concluída.

É válido ressaltar que em processos que envolvem grandes instituições existe ainda o ​​CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, onde é averiguado a inexistência de atos de concentração econômica e criação de monopólio.

Semelhanças e diferenças entre as operações 

De início é fácil compreender que ambas as operações acontecem quando a instituição está em uma situação adequada financeiramente. Ainda assim, podem ser encarados como uma saída para os empreendimentos atingirem novos mercados e se renovarem.

Isto porque os processos de fusão e aquisição podem ser proveitosos para os negócios quando realizados corretamente, levando a uma melhoria interna.

Também são capazes de elevar a competitividade das partes envolvidas, o que resulta no aumento da produtividade com um custo médio menor. No geral, os benefícios percebidos com os procedimentos são:

  • aumento da participação no mercado;
  • aumento da oferta de produtos; 
  • possível aumento de receita;
  • diminuição de custos;
  • vantagens fiscais;
  • alteração da gestão/administração por uma melhor.

As diferenças, no entanto, estão em como as estratégias são dadas. A escolha da melhor ferramenta precisa ser feita com base nos objetivos da empresa, sendo previamente estudadas para que não atuem de forma contrária ao esperado.

A Recuperação Brasil atua a partir de consultorias personalizadas auxiliando seus clientes a passarem pelos procedimentos de fusão e aquisição, entre outras operações que necessitam do acompanhamento de um profissional especializado. Conheça mais sobre os serviços oferecidos aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts