Devido ao sucesso do programa Desenrola Brasil, que oferece condições especiais aos cidadãos brasileiros para que consigam reaver as dívidas e efetuar os pagamentos, o governo tem estudado a possibilidade de um programa direcionado para empresas para que realizem a renegociação de sua dívidas com os credores e restabeleçam sua saúde financeira e bem-estar.
Atualmente, as empresas de diferentes portes e setores costumam recorrer à prática para evitar complicações financeiras maiores que podem culminar no processo de falência. Abaixo destacamos as informações atualizadas sobre o novo programa e como a renegociação de dívidas costuma acontecer para as instituições que necessitam.
Criação do programa
A informação sobre a intenção em ter um novo programa foi destacada por Geraldo Alckmin, atual vice-presidente do Brasil, durante o evento do Fórum de Comércio e Serviços. Nomeado de “Desenrola Empresas”, o programa auxiliaria, especialmente, as instituições que não conseguiram se recuperar completamente após as complicações que afetaram todo os países em 2020, incluindo o Brasil.
Atualmente o Desenrola Brasil funciona como um Programa de Renegociação de Créditos Inadimplidos para pessoas físicas que possuem renda bruta mensal de até dois salários mínimos ou ainda que possuam inscrição o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que com o instrumento oferecido pelo governo conseguem pagar as dívidas com desconto.
LEIA TAMBÉM:
Entenda como a renegociação de dívidas contribui para a retomada do bem-estar da empresa
Renegociação de dívidas de pequenas empresas: como deve ser realizada?
Para as instituições, especialmente as de pequeno porte e MEI que possuem menores oportunidades financeiras, ter um instrumento que oferece condições distintas de pagamento é uma oportunidade única que impactaria diretamente em sua saúde e continuidade no mercado.
No entanto, enquanto o programa não é oferecido, as empresas podem seguir com o processo de renegociação de dívidas conhecido pelo mercado.
Funcionamento da renegociação de dívidas
A renegociação de dívidas é uma prática comum realizada por instituições que buscam o retorno da saúde financeira e o solucionamento dos problemas. Ela costuma ser iniciada após checagem do momento financeiro da empresa, sua contabilidade, capital de giro, faturamento, gastos e fluxo de caixa.
Após a realização deste processo, que costuma ser realizada por profissionais especializados da área, e entendendo os motivos por trás das dívidas e da falta de pagamentos é iniciada a fase de planejamento onde serão avaliadas as possibilidadeprogs de quitação.
Ao oferecer as possibilidades para os credores e realizar as mudanças para organização do caixa (a exemplo da redução de desperdícios e a troca de fornecedores) espera-se um resultado positivo e condições melhores para pagamento dos valores.
Suporte de especialistas
A estruturação da renegociação costuma ser realizada com o apoio de especialistas que conhecem as leis e as melhores estratégias.
A Recuperação Brasil está presente no mercado para oferecer o suporte que as instituições em crise financeira necessitam. Com isso, o time especializado conta com consultorias, de maneira personalizada, para verificar a situação atual e oferecer as medidas que vão finalizar o caso. Pelo site oficial é possível contatar o time e tirar as dúvidas.