Acordo durante recuperação extrajudicial: como funciona e detalhes sobre o processo

Compartilhe
Acordo durante recuperação extrajudicial: como funciona e detalhes sobre o processo

Ainda que pouco considerado pelas empresas, a recuperação extrajudicial é uma possibilidade a ser utilizada em momentos onde os pagamentos e os compromissos já não estão sendo cumpridos como antigamente. O acordo realizado entre as partes é a fase mais importante do processo, uma vez que determina a maneira como as decisões serão tomadas. 

A Lei nº 14.112 trouxe mudanças definitivas para o entendimento da recuperação, atualizando certos pontos e permitindo que algumas instituições considerassem a ferramenta como a adequada para seus respectivos casos. O fato de acontecer fora do ambiente judicial, sem a necessidade de passar por várias etapas, acaba sendo um ponto positivo para a escolha do instrumento.

Caminho extrajudicial

Para decidir seguir pelo caminho extrajudicial é necessário que a instituição estude o momento em que se encontra. Geralmente esse tipo de recuperação é escolhida quando a empresa está no começo do endividamento, ou seja, não está numa etapa mais crítica que leva a paralisação das atividades ou fechamento das portas. 

Além de notar se as receitas estão menores que a dívida, as empresas devem verificar os poucos pré-requisitos existentes. De acordo com a lei, as instituições no ramo de cooperativas de crédito, seguradoras, consórcios e instituições financeiras são algumas das impossibilitadas de passarem por este caminho. 

Além disso, é preciso checar se elas não tiveram uma falência anteriormente, se o faturamento tem sido menor que os ganhos há cerca de dois anos e se os donos e administradores não possuem um histórico de crimes que entram na Lei de Recuperação de Empresas.

A conversa é a base para o acordo entre a empresa devedora e os credores, pois resultará no pagamento das dívidas. A agilidade, o custo mais acessível e o caminho facilitado é o que diferencia esse tipo da outra existente, a judicial. 

No processo de recuperação judicial, por exemplo, é necessário que haja a criação de um plano que precisa ser aprovado por um juiz antes de ser colocado em prática e há mais processos a serem atravessados até a chegada do resultado esperado, que é a saída da crise.

Baixe agora: FAQ – Recuperação Judicial e Extrajudicial

Importância de uma boa comunicação

Após estudar a situação e definir a proposta, ela será repassada aos credores que verificarão os pontos e decidirão se aceitam ou não. A comunicação assertiva é a chave para a passagem das informações aos credores e para o aceite do mesmo. 

Depois disso algumas etapas são seguidas, sendo elas:

  • Com a concordância de todos os credores: existe o fenômeno de novação onde há a substituição das condições antes pactuadas para as novas que estarão no novo plano proposto. Aqui não é necessário a homologação judicial.
  • Caso não haja a concordância de todos os credores: o plano deve ser levado ao Judiciário para homologação.

A Recuperação Brasil está presente no mercado para facilitar o processo e para atuar juntamente com as empresas que pretendem escolher a recuperação extrajudicial. Também atua com consultas personalizadas a fim de auxiliar os clientes em outros serviços, como a recuperação de crédito, renegociação de dívidas, gestão de fluxo de caixa, entre outros. Saiba mais sobre as soluções e a consultoria acessando o site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts