Crescente de casos de recuperação extrajudicial e funcionamento da ferramenta

Compartilhe
Crescente de casos de recuperação extrajudicial e funcionamento da ferramenta

Um acordo entre partes costuma ser o melhor termo para definir a recuperação extrajudicial. Conhecendo suas funcionalidades e seus benefícios, as empresas de  diferentes portes e segmentos passaram a visualizar a ferramenta como a mais adequada para a resolução de seus problemas. 

Os times Botafogo e Figueirense são exemplos reais e atuais de instituições que buscaram esse caminho para progredir internamente e garantir o retorno de seu bem-estar. Um dos maiores objetivos é a renegociação das dívidas e o acordo fora das vias judiciais. 

Os devedores passam a se organizar para conseguirem pagar os valores previamente combinados com os credores e montam um plano que pode ou não ser homologado pelo juiz.

Novos casos de recuperação extrajudicial

No começo de março 2023, o Botafogo (mais especificamente o Conselho Deliberativo do Botafogo de Futebol e Regatas) passou a se movimentar para organizar uma reunião entre os conselheiros a fim de entender a possibilidade de passar pelo processo de recuperação extrajudicial. 

A intenção final é conseguir pagar uma dívida histórica do time com credores trabalhistas e cíveis. A reunião foi realizada no dia 6 de março e a agremiação segue tentando obter os melhores resultados por esse caminho. 

Uma situação semelhante está acontecendo com o Figueirense  que possui uma dívida de mais de R$ 53 milhões a ser paga. A solicitação de recuperação ocorreu ainda em 2020, no entanto, foi rejeitada ​​pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Em nota oficial, o Figueirense afirmou que já apresentou um recurso contra a decisão tomada pelo tribunal e que: “o Figueirense segue confiante no seu processo de reestruturação de dívidas através da recuperação extrajudicial.”

Processos e outras ferramentas

Como destacado anteriormente os devedores, a fim de solucionar a problemática de maneira ágil e fora dos meios judiciais, realizam acordos e planos de pagamento. 

O processo geral da recuperação extrajudicial é baseado na Lei Nº 11.101 e tende a seguir os seguintes passos:

  • Entendimento do melhor momento;
  • Análise interna;
  • Planejamento;
  • Comunicação assertiva com os credores;
  • Após a aprovação há a novação e concordância.

Em ocasiões onde apenas a recuperação extrajudicial não é suficiente, seja pela situação avançada da crise ou pela não aceitação dos credores com os termos, é necessário recorrer a outros procedimentos. 

A recuperação judicial é uma dessas possibilidades sendo visualizada quando a empresa já não consegue gerar lucro suficiente para seguir com as suas atividades e com a realização de seus compromissos. 

É válido ressaltar a importância de ter um time jurídico como suporte de todo processo e para o atravessamento das dificuldades. A Recuperação Brasil oferece aos clientes os resultados esperados e necessários para cada caso, como a realização da sucessão familiar, a recuperação de crédito e a fusão. 

A partir da ação do time especializado são realizadas consultorias personalizadas para o solucionamento das questões. Acesse o site para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts