A importância de uma boa comunicação para gerar a recuperação de crédito

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A importância de uma boa comunicação para gerar a recuperação de crédito

Nos últimos anos o país tem passado por crises econômicas severas que impactaram diretamente a saúde das empresas. Para se adaptar às situações e encontrar saídas que não terminem na finalização das operações, as instituições podem seguir com os artifícios que possuem, como é o caso da recuperação de crédito. Dessa forma as empresas podem utilizar desse artifício com os clientes que estão devendo e gerando um fluxo de caixa negativo para a instituição.

Teoricamente, a recuperação de crédito pode ser definida como uma ferramenta para restituir o crédito da empresa inadimplente e recuperar o seu crédito junto ao mercado levando em conta as condições do devedor. Para colocá-lo em prática, no entanto, é necessário que haja uma boa comunicação entre ambas as partes, além de uma abordagem amistosa. Apesar da vontade de conseguir realizar a recuperação o mais rápido possível, é necessário que a introdução ao tópico com os possíveis devedores não seja realizada de forma invasiva.

Tipo de abordagem e tecnologia

Há de se destacar que muitos dos clientes também passaram (e estão passando) pelos impactos da pandemia da Covid-19, tanto psicologicamente quanto financeiramente, já que muitos deles estão sofrendo com o desemprego – que durante os períodos de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021 obteve um aumento de 2 milhões em comparação com um ano atrás segundo o IBGE – ou ainda influenciados pelo aumento dos juros e preços dos produtos essenciais.

Mensagens repetitivas com caráter de urgência e rispidez no tom geralmente criam uma barreira para os devedores. Tentar se colocar dentro da situação dele apenas trará benefícios para a operação. O treinamento das equipes que entrarão em contato direto com o devedor deve ser acompanhado de perto, para que haja o auxílio na abordagem sempre mostrando as alternativas que possui, para pagar ou renegociar a dívida existente.

Nos tempos atuais, utilizar a tecnologia como aliada desse processo também pode ser um facilitador. Hoje já é possível encontrar no mercado softwares e chatbots que podem ser programados para ler e entender o caso daquele cliente e oferecer as melhores opções para a execução do pagamento.

Em último caso as instituições que adentram uma situação muito complicada financeiramente recorrem à recuperação judicial, um processo acompanhado pela Justiça onde é criado um acordo entre a instituição com problemas financeiros e aqueles que precisam ser pagos (trabalhadores e fornecedores).

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A Recuperação Brasil, presente no mercado, conta com um time especializado que ajuda no processo de recuperação de crédito, judicial e extrajudicial, e outros serviços. Para saber mais sobre o processo consultivo da equipe, entre em contato clicando aqui.

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