A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é a primeira lei brasileira a definir regramentos sobre o tratamento correto das informações pessoais. Com ela também foi possível compreender mais sobre a cultura de privacidade e proteção e a necessidade de cumprir com os direitos dos titulares. Independentemente do setor ou porte da instituição é preciso que as empresas que lidam diretamente com os dados sigam as normas propostas, isto inclui as instituições familiares.
Um dos momentos mais importantes para instituições do tipo é durante a sucessão familiar, etapa onde os antigos líderes precisam ser substituídos (devido motivos variados) pelos herdeiros.
Ainda que este processo seja aguardado por toda instituição e pelos colaboradores, ele pode ser considerado complexo e trabalhoso devido a quantidade de detalhes a serem estudados para que seja realizado adequadamente.
Ter a proteção de dados como uma das prioridades durante esta fase é o caminho mais sensato. A passagem da liderança implica na troca de documentos, informações e detalhes confidenciais, que caso sejam mal trabalhados, podem causar prejuízos para a organização.
Sucessão familiar e planejamento sucessório
Os motivos que levam a sucessão costumam ser variados, mas tendem a ocorrer devido ao quadro de saúde que o atual gestor se encontra.
Ainda que seja uma realidade, as empresas familiares – que são maioria no país e exercem uma influência significativa na economia brasileira – costumam esperar até o último minuto para passar pela sucessão. A ação é equivocada e pode trazer prejuízos para a empresa.
Atuar de maneira prévia, através de uma planejamento sucessório, é o mais indicado. Com um plano adequado, as instituições conseguem visualizar as tarefas a serem desempenhadas para que o herdeiro esteja preparado para assumir o posto.
É nesse momento em que a divisão dos bens e patrimônios é organizada e todos os trâmites jurídicos são desenvolvidos. É importante que um time especializado acompanhe a empresa em questão durante a construção deste planejamento e em todas as outras etapas da sucessão.
A Recuperação Brasil está presente no mercado para auxiliar seus clientes durante esta fase. Por meio de consultorias personalizadas garante o solucionamento das principais questões. Confira mais detalhes sobre as soluções apresentadas acessando o site.
Governança de dados e aplicação da LGPD
É comum que informações confidenciais e pessoais da instituição privada sejam partilhadas durante os processos. A LGPD, em seus mais de 65 artigos, fornece detalhes sobre a forma correta de tratar estes dados.
Alguns conceitos foram destacados pela lei, que devem ser avistados e colocados em prática durante todas as etapas do tratamento. São eles:
- o consentimento;
- a finalidade;
- a transparência;
- o tempo de permanência.
Muitas vezes, por se tratar de negócios de família, pode haver o entendimento de que estas questões não devem ser consideradas. Não obstante, essa necessidade ultrapassa todas as configurações que uma instituição privada ou pública tenha.
Durante a sucessão, ter um bom sistema de governança de dados, ou seja, as políticas implementadas pela empresa para o processamento apropriado dos dados, também é uma prioridade que garante que as informações estejam seguras e privadas durante a troca.
Mediante a vulnerabilidade do processo e a quantidade de informações, se preocupar com a segurança de informações e com a atualização dos sistemas e softwares utilizados pode evitar vazamentos e o uso inadequado.
Os treinamentos, que já deveriam ser uma constante para esse tipo de empresa, devem seguir acontecendo depois da entrada do novo gestor. A instituição precisa ser reconhecida por sua preocupação com as leis e os demais colaboradores devem estar a par destas prioridades para que possam colocá-la em prática.
A LGPD Brasil é atuante no mercado e prioriza a boa aplicação do regramento. Portanto, age lado a lado de seu cliente para entender suas dores, falhas e o que precisa ser feito para a adequação.
Através de consultorias personalizadas e do trabalho de um time qualificado é possível manter a empresa em funcionamento e evitar a existência de multas. Conheço mais sobre a atuação da equipe e aproveite para tirar as possíveis dúvidas através do site.