Recuperação de crédito: estudo traz balanço sobre uso da ferramenta

Compartilhe
Recuperação de crédito: estudo traz balanço sobre uso da ferramenta

Um estudo realizado pela instituição Boa Vista revelou a situação de inadimplência atual do país. De acordo com a empresa, a quantidade de registro de inadimplentes cresceu 0,2% em fevereiro de 2023, em comparação com o mês anterior. Também foi possível obter detalhes sobre os pedidos de recuperação de crédito.

Houve um aumento de 1,5% na recuperação de crédito entre os meses de janeiro e fevereiro. Se comparado o período interanual a alta é de 21,9% para o mês de fevereiro de 2023.

Detalhes do estudo 

Para chegar aos valores, a instituição analisou os registros de dívidas que não foram pagas pelos devedores e que foram repassadas a Boa Vista através dos credores (aqueles que precisam receber o valor devido). 

O economista da empresa, Flávio Calife, revelou que a expectativa para o ano é que a inadimplência seja uma realidade, não obstante, “a expectativa que temos é de que ela seria muito mais tímida em comparação aos quase 20% que tivemos em 2022.” 

Os resultados expostos reforçam a situação desfavorável que muitos indivíduos ainda se encontram impactados pelas crises econômicas da Covid-19 e pela alta do desemprego, que cresceu em 8,6% durante o trimestre de dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, de acordo com o IBGE. Também levam ao debate sobre o uso da recuperação de crédito.

Como a recuperação de crédito funciona?

A recuperação de crédito é conhecida como um procedimento para restituição dos valores previamente combinados que não foram pagos no prazo, e pode acontecer de maneira judicial ou extrajudicial

Costuma acontecer através de negociações diretas, no entanto, a depender do caso, pode ser levado ao Poder Judiciário através de ação judicial. 

Sendo assim, as empresas utilizam da ferramenta para restituição de crédito e recuperação junto ao mercado, visto que, o não pagamento por parte dos clientes a afetam diretamente. 

recup

Etapas a serem seguidas e boa comunicação

Passar por um  momento de vulnerabilidade financeira não é fácil ou proveitoso para as pessoas físicas e jurídicas. Portanto, é importante que todas as etapas para a chegada do objetivo sejam corretamente aplicadas.

A fim de recuperar o crédito e receber o valor dos devedores as instituições podem seguir alguns passos: 

  • Compreensão da situação do devedor;
  • Instauração de uma estratégia para comunicação;
  • Contato e comunicação assertiva;
  • Suporte jurídico para estratégia de comunicação ou realização de acordos durante processo extrajudicial ou judicial.

Ainda que não obrigatório, o processo tende a levar ao solucionamento. 

É válido reforçar a importância das empresas ou instituições responsáveis pelo aviso possuírem uma comunicação assertiva e compreensiva com os devedores. Mensagens repetitivas e com tom de urgência apenas levarão ao fracasso da operação. 

Com o sucesso sendo uma realidade ambas as partes terão vantagens a colher, uma vez que, o processo ajudará na construção da confiança entre as partes.

A Recuperação Brasil está presente no mercado para oferecer soluções específicas às instituições, como a própria recuperação de crédito, a recuperação judicial, a renegociação de dívidas e a sucessão familiar. Através de consultorias personalizadas, os clientes conseguem obter as soluções para seus casos além do acompanhamento necessário durante todas as etapas. Conheça mais sobre as soluções oferecidas pelo time especializado acessando o site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts