Reestruturação empresarial: quando fazer e como realizar?

Compartilhe
Reestruturação empresarial: quando fazer e como realizar?

Entender o momento certo de realizar certas ações dentro da empresa pode ser o fator que define se ela permanecerá ativa. A reestruturação empresarial atua como uma  ferramenta, que quando bem aplicada, pode trazer resultados proveitosos para a instituição. 

No caso da sua aplicação, o período mais adequado seria nos primeiros indícios de crise financeira que a instituição esteja passando, quando os pagamentos já não estiverem mais em dia.

Por ser uma espécie de reorganização da instituição, a reestruturação dá uma nova possibilidade de olhar para os negócios, investigando as causas, gastos e possíveis problemas que estejam afetando diretamente a saúde.

Entendendo o melhor momento

Além da dificuldade em manter o cumprimento das regras estabelecidas, há outros critérios que podem ser utilizados para entender o momento da empresa. São eles:

  • Insatisfação dos clientes;
  • Redução de interesse de possíveis clientes;
  • Demora nos processos; 
  • Evasão constante dos trabalhadores.

Passos a serem seguidos

Ao perceberem a situação os gestores podem escolher por seguir os passos da reestruturação empresarial, que consistem em: diagnóstico, análise e construção de plano e estabilização e retorno ao crescimento.

A fase inicial é para averiguar os riscos, o nível da crise e os motivos dos acontecimentos atuais da instituição. Os responsáveis pela pesquisa costumam checar gastos, desempenho dos últimos anos e as ações que os gestores estão tomando. 

Já a análise e organização de plano está voltada para a construção das saídas que tirarão a empresa dessa situação, seja com o corte de certos setores ou a partir de mudanças internas, como a criação de comitês internos.

A terceira e última fase é quando o planejamento já está em ação e os resultados são percebidos. A ideia é que mudanças significativas aconteçam a ponto de melhorias serem observadas ao final. 

O maior benefício encontrado com o uso da ferramenta, sem dúvidas, está na estabilização das atividades e na volta da vida ativa da empresa

É válido reforçar que desde o momento inicial é importante que os gestores tenham o apoio de operadores de direito da área. O time da Recuperação Brasil oferece soluções inteligentes para conseguir solucionar os problemas dos clientes e auxiliar em todas as etapas do processo. Conheça mais sobre os serviços acessando o site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts