O processo de sucessão familiar costuma ser uma pauta recorrente para empresas do setor que, em meio a uma urgência, precisam decidir os pontos para dar continuidade às atividades da instituição. No entanto, existe um momento correto para realizar o planejamento sucessório familiar e ele costuma acontecer de forma prévia.
Saiba quando iniciar o planejamento, como realizar e as questões tributárias que devem ser levadas em consideração durante esse processo.
Empresas familiares no Brasil
Grande parte das instituições brasileiras atuais são familiares. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 90% das empresas têm caráter familiar. Sua influência no mercado acaba sendo grande, assim como o seu impacto na economia.
Para que esta instituição seja bem sucedida ela precisa ser organizada e bem-estruturada. Um gerenciamento interno permite uma longa vida para a instituição, além de uma passagem adequada de liderança, o que permite a continuidade das empresas sem maiores dificuldades. Esse gerenciamento é conhecido como planejamento sucessório.
Momento adequado
Como o nome indica, um planejamento sucessório familiar nada mais é do que uma antecipação para o processo de mudança de herdeiro. Portanto, é importante que ele seja realizado de forma prévia para que contenha todos os pontos importantes da organização.
O atual líder deve estar em boas condições de saúde física e mental para assegurar que as ações e as estratégias referente a empresa estejam adequadas e sejam corretamente repassadas para o familiar.
Ao escolher o herdeiro de forma antecipada os líderes conseguem prepará-los ensinando o que é preciso para que ele ocupe o cargo. A sucessão dos bens também é facilitada quando os pontos já são definidos de forma antecipada pelo atual gestor. Por fim, o objetivo principal com a construção de um plano é evitar complicações entre os familiares, evasão dos herdeiros ou crises financeiras.
Para estruturar o seu planejamento sucessório é importante contar com a ajuda de profissionais da área que, com os conhecimentos que possui, facilitarão o processo da empresa familiar.
A Recuperação Brasil é uma matriz que atua nesse sentido, auxiliando e oferecendo consultorias personalizadas a seus clientes. Conheça mais sobre os serviços acessando o site.
Planejamento tributário
Pontos mais burocráticos da passagem da mudança de herdeiros, como a gestão financeira por exemplo, não devem passar despercebidos. Destacar assuntos como valores das empresas (entradas e saídas), escopo de trabalho e transferência de bens são relevantes para a construção do planejamento.
Olhar para o tributário, em especial, evita dores de cabeça e gastos desnecessários, uma vez que os novos líderes precisam ter conhecimento do sistema de pagamento de tributos da instituição para estar em conformidade com as leis.
Tratar das questões tributárias de uma organização não é uma tarefa fácil. É necessário ter conhecimento sobre o tópico e estar em constante atualização. A Inteligência Tributária Taxbox conta com uma equipe preparada para ajudar a empresa nos serviços que necessitam, desde o planejamento tributário até o processo de revisão fiscal. Saiba mais sobre a inteligência tributária através do link.