A recuperação de crédito depende de muitos detalhes para acontecer adequadamente. Tendo como objetivo principal a restituição de crédito da instituição inadimplente, além de sua recuperação junto ao mercado, ela é utilizada como ferramenta de escape da situação atual. Pela complexidade e pontos de atenção a serem considerados, ela pode ser melhor realizada com a ajuda da Inteligência Artificial (IA).
Processo
A recuperação costuma ser feita levando em consideração alguns pontos pré-estabelecidos. Ela é usada como instrumento para exclusão da dívida e tende a ser um passo anterior à recuperação judicial, quando as dívidas já estão mais graves afetando a empresa em outro nível.
A intenção, ao final, é garantir que os credores obtenham o que havia sido acordado anteriormente com os devedores, para que ambos possam permanecer em equilíbrio. Algumas estratégias podem ser utilizadas para garantir o sucesso durante a operação de recuperação, alguns deles sendo:
- Prevenção
Antes mesmo de precisar passar pelo processo existem formas de prever as ações dos clientes, como através de uma análise de crédito.
- Boa comunicação e abordagem adequada
Uma estratégia para conclusão desse processo é a boa comunicação entre os credores e devedores. A comunicação compreensiva pode levar ao solucionamento dos problemas. Entender a situação do devedor e trazer novos prazos e formas de pagamento pode ser a resposta necessária.
A instituição que precisa passar por esse momento pode contar com o conhecimento e consultoria da Recuperação Brasil, que possui uma equipe especializada e que promove as ações relevantes para chegar ao êxito.
Inclusão da IA e benefícios
A tecnologia costuma fazer parte de grande parte dos brasileiros, contribuindo para momentos de descontração ou ainda para a concretização de trabalhos e serviços essenciais. A Inteligência Artificial foi criada especialmente com esse objetivo, de auxiliar seus usuários com tarefas pontuais.
Quando incluída na rotina jurídica, por exemplo, consegue ajudar os operadores de direito a realizar as tarefas de maneira mais assertiva. Costumam ser utilizadas para tratar de soluções da área como na proposta de acordo ideal, na gestão de testemunhas e no monitoramento de Civic Tech’s.
Durante a recuperação de crédito a inovação tecnológica pode dar aos credores uma melhor possibilidade de conclusão. Por se assemelhar com a fala humana, a Inteligência Artificial pode ser utilizada para realizar o primeiro contato com os clientes. Com a inclusão do chatbot é possível que haja a análise da mensagem, programação de respostas e o seguimento do caso.
No entanto, é importante o acompanhamento dos profissionais para que a personalização dos casos não se perca.
Para incluir a IA na rotina é necessário escolher a melhor ferramenta do mercado. A Diana é uma exemplo de inteligência que auxilia os profissionais e as empresas a alcançarem os resultados esperados. Conheça mais sobre os serviços e solicite a sua demonstração pelo site.