Estudo aponta fluxo de caixa como preocupação do setor de saúde

Compartilhe
Estudo aponta fluxo de caixa como preocupação do setor de saúde

A chegada de um novo a​​no traz reflexões sobre o que vem em seguida, o que será iniciado e o que deve ser finalizado. Durante os últimos tempos, com a evolução da tecnologia, os setores da sociedade foram incentivados a realizar mudanças a fim de se adaptarem à nova realidade e crescer financeiramente. Uma destas áreas é a da saúde, que costuma ter um destaque significativo para a sociedade e, assim como as outras, conta com dificuldades e pontos de riscos que precisam ser trabalhados.

Buscando analisar os riscos e a forma como hospitais, laboratórios e empresas da área respondem a eles, a EY Brasil (instituição voltada para consultorias) realizou um levantamento – divulgado em setembro de 2023 – onde escutou 15 instituições distintas. Com a análise foi possível notar a existência de uma atual instabilidade vivenciada pelo setor.

Um dos pontos de destaque percebidos pela área de ​​Saúde & Life Science da EY, durante a realização do mapeamento dos riscos, foi o fluxo de caixa e o ciclo de receitas. Abaixo pontuamos mais informações reveladas pelo levantamento e a importância da gestão de fluxo de caixa para a saúde do negócio e longevidade da instituição. 

Ciclo de receitas e fluxo de caixa

O ciclo de receitas, dentro do setor de saúde, é um termo utilizado para definir todas as etapas vividas por uma instituição da área que resulta na geração de receita. A falta de cuidado com esse processo, as falhas e inconsistências no mapeamento dos valores podem afetar diretamente o fluxo de caixa, gerando perda de receitas.

O estudo destaca que o tema e a falta de gestão do ciclo de receita é um risco possível de ocorrer por 53% das empresas que integram o benchmark e que podem ser de grande impacto para os negócios (60% deles o visualizam dessa forma).

Além do ciclo de receitas, outros riscos e desafios enfrentados pela área de saúde do país (de acordo com o estudo) são:

  • Compliance – ESG;
  • Dinâmica de Mercado;
  • Ataque cibernético e LGPD;
  • Cadeia de Suprimentos.

Como realizar a gestão de fluxo de caixa?

A gestão de fluxo de caixa é vista como a verificação minuciosa das movimentações financeiras de uma instituição. De início, as empresas passam por uma análise de dados que oferecerá bagagem para a construção de um plano e de mudanças futuras.

Costuma ainda ser a fase mais importante do processo, visto que leva ao entendimento das dores e dos problemas atuais.

Dessa forma, tópicos como capital de giro, entradas e saídas de valores são revisitados e entram na análise. Um período específico tende a ser escolhido para a visualização da situação atual, portanto, é relevante que as informações sejam computadas para que seja possível realizar a análise.

LEIA TAMBÉM:

Gestão de fluxo de caixa e e-commerce: como a organização financeira impacta o negócio?

3 motivos para ter a gestão de fluxo de caixa como ferramenta fundamental do negócio

Passado o estudo, o time responsável realiza um relatório completo compilando todas as informações que serão utilizadas de base no futuro para tomada de decisões específicas. 

Obtendo todos os detalhes fica mais fácil perceber os acertos e erros que a empresa comete e ter uma segurança maior em relação às novas ações.  

O controle sobre todo, a segurança e a visualização dos riscos são alguns dos resultados de uma gestão bem realizada. Os pontos positivos podem ser estendidos para as pequenas e microempresas que podem obter um crescimento exponencial dos lucros. 

Suporte de especialistas

Como forma de atravessar as dificuldades e obter o controle financeiro, as empresas devem se mobilizar para realizar a gestão de fluxo de caixa adequadamente. Seja para encontrar erros, verificar os pontos críticos ou crescer financeiramente, a ferramenta é essencial para as instituições, sejam elas da área da saúde ou não.

Obter o suporte de um time especializado para a realização da gestão costuma ser o caminho mais indicado, visto que possuem um conhecimento aprofundado sobre as leis e sobre a organização empresarial. 

recup

A Recuperação Brasil atua para auxiliar os clientes com as principais questões e necessidades do momento, o que envolve a gestão de fluxo de caixa. O time especializado, através de consultorias, oferece diferentes soluções para as situações de crise, a exemplo da recuperação judicial e extrajudicial, reestruturação empresarial e renegociação de dívidas.

Através do site é possível conhecer mais sobre as ferramentas e a consultoria oferecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts