Recuperação judicial em 2023: aumento dos pedidos e expectativas para ano seguinte ​​

Compartilhe
Recuperação judicial em 2023: aumento dos pedidos e expectativas para ano seguinte ​​

2023 foi marcado por mudanças, algumas positivas e outras negativas, para as instituições privadas. Visualizando o momento de instabilidade e buscando sair da crise financeira, algumas empresas optaram por seguir o caminho da recuperação judicial, ferramenta que possibilita um respiro das dívidas e o pagamento organizado aos credores. Como resultado, as instituições conseguem sair do momento delicado e até mesmo evitar um processo de falência.

O crescimento dos pedidos de recuperação judicial foi comprovado através de estudos que destacaram a existência de recordes em 2023 em comparação com os anos anteriores. Os motivos são variados, mas estão especialmente relacionados à instabilidade econômica brasileira.

Conheça a situação atual da economia brasileira e a importância da ferramenta para manutenção do bem-estar. 

Dados de 2023

Com a aproximação do fim de ano é possível obter um panorama das ações realizadas pelas empresas: as tendências, as mudanças e o cenário atualmente vivido. A partir dos dados do Serasa Experian foi possível visualizar que o terceiro trimestre foi ainda mais significativo em relação aos pedidos, com os meses de julho a setembro representando 40% dos pedidos feitos no ano. 

Ao todo foram 1128 instituições que entraram com o pedido, entre os meses de janeiro a outubro, de acordo com o Indicador de Recuperação Judicial e Falências da Serasa Experian. Outras 3873 atravessaram o processo de recuperação judicial, entre os meses de julho e setembro. 

Além da quantidade, que atua como um diferencial quando visualizado os últimos anos, outro ponto a destacar foram as empresas que recorreram à saída. Muitas delas eram de grande porte e com marcas conhecidas no mercado.

Funcionamento da recuperação judicial

Como reforçado, a recuperação judicial é uma ferramenta à disposição de empresas que estão passando por momentos de dificuldades financeiras, especialmente quando esta dificuldade im​​pede o pagamento das dívidas existentes e obrigações mensais. 

Ela se baseia em etapas previamente definidas e destacadas pela  Lei nº 11.101, Lei de Recuperação de Empresas e Falência. O primeiro passo do processo costuma se iniciar no entendimento da lei e dos pré-requisitos que permitem que a instituição faça uso do instrumento. 

Com o estudo prévio dos pré-requisitos (como não ter passado pelo processo de falência nos últimos anos ou ter tempo ativo no mercado de no mínimo dois anos) a empresa consegue avançar e realizar o pedido de recuperação judicial à justiça. 

LEIA TAMBÉM:

Pedidos atuais de recuperação extrajudicial: por dentro da medida que traz melhorias ao negócio

ESG e recuperação judicial: relação entre os termos

Após a realização do pedido junto a justiça a empresa fica isenta da cobrança de dívidas durante 180 dias úteis, o que será crucial para que se estabilize e espere a resposta do juiz do caso atestando se haverá ou não aprovação.

  O terceiro momento, após a aprovação do juiz e escolha do administrador judicial do caso, é considerado o mais importante: a construção do plano de pagamento e negócios a ser preparado durante o período máximo de 60 dias.

Após a validação por parte dos credores e homologação pela justiça as empresas em questão podem dar sequência ao combinado no plano.

Por fim, é importante atestar as vantagens que a aplicação adequada deste instrumento pode oferecer aos envolvidos, tanto a empresa devedora como os credores que irão obter o retorno dos valores devidos. 

Expectativas para 2024

Alguns especialistas atestam que devido ao crescimento que seguiu até o último semestre de 2023 o ano seguinte será igualmente marcado pela existência de dívidas e, consequentemente, de pedidos de recuperação. 

Priorizar ações prévias e colocar em prática medidas que antecedem o caminho judicial, como a reestruturação empresarial, é um ponto a ser considerado pelas empresas em crise. No entanto, em alguns casos a recuperação pode ser a única opção para que o problema financeiro seja verdadeiramente solucionado. 

O suporte de um time especializado é essencial para atingir os resultados esperados, uma vez que estarão presentes durante todas as fases: desde o conhecimento da dificuldade financeira até a fase de criação de um plano de pagamentos aos credores.

recup

A Recuperação Brasil está presente no mercado para garantir que seus clientes, independente do momento que se encontram, tenham seus problemas solucionados. 

Desta forma, atua através de consultorias personalizadas para entender as dores e propor soluções que vão desde a recuperação judicial até a sucessão familiar e o processo de fusão e aquisição. É possível conhecer mais sobre as consultorias acessando o site oficial. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts