Voto em assembleia não garante pagamento diferenciado em recuperação judicial

Compartilhe
Voto em assembleia não garante pagamento diferenciado em recuperação judicial

Uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) garante à credora que não votou em assembleia de recuperação judicial o mesmo tratamento de pagamento conferido aos demais credores da classe. A decisão, por unanimidade, da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial da Corte paulista, considerou abusiva a cobrança diferenciada imposta pela empresa recuperanda.

SAIBA MAIS: Recuperação Judicial: STJ reforça obrigatoriedade da certidão fiscal

O relator do recurso, desembargador Cesar Ciampolini, salientou que a prerrogativa imposta pela empresa configura abuso de direito, especialmente pelo fato de que tal condição não foi divulgada previamente e só foi determinada durante a própria assembleia.

O magistrado também destacou que a Lei de Recuperação e Falência (Lei nº 11.101/2005) prevê a possibilidade de credores privilegiados em uma mesma classe na recuperação judicial, mas esta hipótese só é possível desde que haja um fundamento objetivo e impessoal e que a medida esteja atrelada a uma contrapartida relacionada ao fomento da recuperação.

VEJA TAMBÉM: Recuperação judicial da 123 milhas: juiz bloqueia R$ 900 milhões de sócios

A Lei 11.101/05 não autoriza que se confira tratamento diferenciado a credores de uma mesma classe com fundamento no teor do voto manifestado por cada qual na assembleia geral de credores. A aprovação ou rejeição do plano não é um critério objetivo e impessoal apto a justificar a concessão de condições mais vantajosas a alguns em detrimento de seu seus pares, o que denota a ilegalidade da cláusula que utiliza este ‘critério’ como condição para o credor integrar determinada subclasse”, registrou o magistrado na decisão (processo nº 2237647-45.2022.8.26.0000).

É irrazoável e desproporcional a exigência da presença de credor em assembleia e de voto favorável para que possa aderir a determinada condição para recebimento de seu crédito“, destacou o relator, que foi seguido pelos demais desembargadores (com informações do TJSP).

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts