Para as empresas que estão atravessando momentos de crise a decisão pela diminuição da força de trabalho a fim de obter baixa dos custos costuma ser levada em consideração. Uma forma de realizar esta estratégia é a incorporação do Plano de Demissão Voluntária (PDV), também conhecido como Plano de Demissão Incentivada.
A ação oferece aos colaboradores a chance de saída da instituição de maneira voluntária oferecendo a eles benefícios diferenciados.
LEIA TAMBÉM: Caso 123 milhas: entenda mais sobre a crise e o pedido de recuperação judicial
Escolha voluntária
A decisão não é imposta aos funcionários, ou seja, o PDV é apresentado como uma escolha a ser tomada pelo colaborador, levando em conta seu interesse pessoal. Sendo assim, as vantagens para aqueles que seguem o tipo de plano passa a ser diferenciada em comparação com a saída tradicional.
Alguns dos possíveis benefícios são: prolongamento do plano de saúde, continuidade do auxílio-alimentação e, em alguns casos, a complementação da aposentadoria privada.
Barreiras do Plano
Ainda que conte com vantagens, o colaborador fica impossibilitado de pegar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e não poderá receber o seguro-desemprego. Ainda assim, é uma saída positiva para os funcionários que obtinham planos de saída da empresa.
Benefícios às empresas
Com a medida, as instituições em crise obterão uma diminuição de custos que são visualizados durante processos de demissão em massa. Além disso, se isenta da escolha dos funcionários demitidos, visto que, os colaboradores tomam esta decisão voluntariamente.
Além disso, pode reduzir o impacto da demissão coletiva e reduzir o desgaste que ocorre após os desligamentos.
Como o PDV é negociado?
O PDV é uma maneira de certificar que os colaboradores tenham alguns direitos a mais em comparação com a demissão usual. Conseguem ser negociadas com o sindicato ou com a instituição em questão.
É necessário destacar que, em casos onde a negociação é feita diretamente através de acordos coletivos ou por convenções, os colaboradores passam a não conseguir impor seus direitos trabalhistas através de ações judiciais.
LEIA TAMBÉM: Coinbase reforça que mercado não será impactado pela venda de criptomoedas da FTX; entenda
A flexibilização do PDV é algo que afeta empresa e funcionário e tende a ser uma saída para casos de reestruturação empresarial de empresas. É preciso, no entanto, que seja ressaltada de maneira clara e efetiva, oferecendo vantagens reais àqueles que a escolherem.
Por fim, é válido destacar que os trabalhadores passam a não possuir o direito a outros valores trabalhistas, apenas se existirem cláusulas sobre o assunto durante a negociação realizada.
Fonte: Contábeis