Casos rece​​ntes de reestruturação empresarial reforçam papel da ferramenta; entenda

Compartilhe
Casos rece​​ntes de reestruturação empresarial reforçam papel da ferramenta; entenda

A aparição de dívidas não esperadas é comum entre empresas de diferentes portes e segmentos e a forma que respondem a este momento dita seu rumo e o seu bem-estar. Como forma de escapar de momentos de crise, as instituições brasileiras podem contar com a ferramenta de reestruturação empresarial que possibilita a retomada das atividades e o cumprimento das obrigações.

Recentemente, instituições como a multinacional ​​Unilever, a empresa Clear Sale e o Grupo Dok utilizaram a ferramenta a fim de se reorganizar internamente. Durante o primeiro trimestre do ano ainda foi possível notar o fortalecimento do instrumento que foi amplamente adotado, até mesmo por grandes empresas, que veem nas mudanças inseridas a possibilidade de se fortalecerem financeirame​​​​​​​​nte.

Abaixo destacamos alguns dos casos atuais de reestruturação empresarial que possibilitaram a visualização da ferramenta como uma saída para os problemas financeiros de uma instituição. 

Casos atuais

Visando buscar novas saídas que resultem no seu crescimento, a multinacional britânica de bens de consumo, Unilever, decidiu aplicar medidas inteligentes e impactantes relacionadas a mudanças de cargos e redução de custos. 

Além da escolha de um novo diretor financeiro, também alterou os nomes por trás de alguns cargos diretivos das divisões comerciais. Atualmente a instituição é dona de grandes marcas como: AdeS, Dove, Lipton.

As movimentações foram tomadas, principalmente por notarem uma participação reduzida de algumas marcas no mercado e pela checagem dos dados que demonstram que 38% das marcas do grupo obtiveram participação no segundo trimestre.

Já a empresa Clear Sale, por outro lado, co​​​​nta com uma atuação menor e se viu obrigada a tomar ações que pudessem melhorar sua situação econômica atual. A medida mais significativa para reestruturação foi a redução de 9% de seus colaboradores.

Funcionamento da ferramenta

Com as informações dos casos recentes nota-se a importância da reestruturação empresarial e como tem impedido que a crise piore a ponto da empresa ter que procurar outras soluções mais complexas, trabalhosas e custosas, como é o caso da recuperação judicial

O trabalho de reestruturar uma instituição envolve a visualização de todas as movimentações, o entendimento de como tem atuado no mercado, os profissionais que fazem parte do time, sua situação financeira atual e o motivo que a levou a crise.

Portanto, os responsáveis pelo procedimento tendem a realizar uma checagem dos pontos positivos e negativos priorizando as ações que vão permitir mais lucros e a redução de gastos. Costumam ainda seguir etapas pré-definidas:

  • Diagnóstico: onde é feita a checagem do momento atual vivido, os motivos da crise, a quantidade de dívidas existentes e seriedade do caso. 
  • Análise: momento onde é criado um plano de reestruturação que contém detalhes sobre o operacional, o estratégico e o financeiro. 
  • Estabilização: momento onde as medidas são colocadas em prática e onde as empresas conseguem retornar ao crescimento.

Auxílio de profissionais

Devido aos detalhes do processo e a complexidade de alguns assuntos levantados, é relevante que a empresa que considera atravessar a reestruturação conte com o apoio de especialistas em direito.

O time atuará lado a lado da empresa e em todas as fases da recuperação: no diagnóstico, na análise e, por fim, durante a estabilização. 

A Recuperação Brasil está presente no mercado e atua através de consultorias personalizadas para garantir a melhor aplicação a reestruturação empresarial, visualizando a realidade do cliente e atuando para sanar suas dores. O time especializado, a partir dos conhecimentos que possui, oferece outros serviços aos clientes verificando sempre as necessidades e as particularidades de cada caso. 

Confira o site oficial para saber mais sobre os serviços e tirar as principais dúvidas sobre a reestruturação empresarial.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts