As ferramentas fusão e aquisição, também conhecidas como M&A, são soluções propostas às empresas a fim de alterar o sistema encontrado, ampliando o negócio ou auxiliando-os em alguma dificuldade vivida. Para obter um bom processo é necessário passar por algumas etapas e entender certas temáticas.
Compreenda as diferenças e semelhanças entre os termos, assim como as principais dicas para garantir uma operação bem sucedida.
Conhecendo os termos
- Fusão (merger)
É visto como um processo onde duas ou mais empresas se unem para a formação de apenas uma. Durante o procedimento as sociedades anteriores deixam de existir e serão conhecidas por esta nova.
Costuma ser proveitoso para os negócios, aumentando a participação no mercado, gerando um possível aumento de receita e garantindo a redução de custos.
- Aquisição (acquisition)
Já a aquisição acontece quando um investidor compra ações ou quotas em outras sociedades oferecendo boas condições de produção entre as partes. A diferença é que nesse processo a empresa que tem as ações permanece em atividade.
Orientações e indicações
É válido ressaltar que a escolha da melhor ferramenta depende do objetivo dos gestores, da situação interna e das metas geradas para os próximos anos. Apesar de terem propostas diferentes, o resultado esperado é o progresso dos negócios. Abaixo destacamos as principais dicas para um bom aproveitamento da fusão e aquisição.
- Ter apoio jurídico
A primeira grande dica é contar com a ajuda de operadores de direito da área que auxiliaram em todas etapas e podem evitar que complicações aconteçam.
- Construção de um plano
A análise interna e a construção de um plano que antecede a ação, de fato, é o mais importante. Analisar as prioridades e intenções da empresa, assim como outras questões que podem impactar e levar a conflitos, dão mais segurança e estabilidade para a instituição em questão.
- Conheça a fundo as sociedades
Fazer uma análise completa das instituições é necessário para entender as diferenças, o público de cada uma delas e como manter o equilíbrio entre as partes, principalmente durante a fusão.
- Conheça os tipos de aquisição e fusão
No total são cinco tipos de fusão (fusão horizontal, fusão vertical, conglomerado, fusão de extensão de mercado e fusão de extensão de produto) e dois tipos de aquisição (aquisição amigável e aquisição hostil). A melhor escolha vai depender dos objetivos e pode ser decidida após estudo. A Recuperação Brasil possui profissionais da área prontos para ajudar seus clientes com as principais dúvidas relacionadas ao processo de fusão e aquisição. Além disso, também oferece consultorias personalizadas voltadas para outros serviços, como a gestão de fluxo de caixa, a recuperação de crédito e a renegociação de dívidas. Tire todas as dúvidas acessando o site.