O Brasil é marcado pela grande quantidade de empresas familiares que possui. Atuando em diferentes setores, as instituições do tipo devem se atentar a diferentes tópicos e especificidades que permitem que sejam encaradas dessa forma. Uma das questões vivenciadas é a sucessão familiar, processo onde o atual líder dá espaço para que seu sucessor assuma sua posição.
Apesar de, em um primeiro momento, a transição aparente ser de fácil realização é preciso que seja feita de maneira organizada e planejada. Alguns tópicos, como as diferenças geracionais e a pouca especialização do novo sucessor, tendem a provocar ruídos durante o processo e devem ser averiguadas para que haja sucesso na operação.
Muitas empresas do mercado, de grande ou pequeno porte, precisaram passar pelo mesmo caminho e obtiveram resultados positivos. Confira um dos casos atuais e entenda por que instituições familiares devem encarar a sucessão como uma prioridade de seu negócio.
Processo de sucessão
Como destacado, a sucessão é encarada como a transferência do líder de uma empresa, e pode ser fundamental para que ela continue em atividade. A troca pode acontecer por motivos variados, desde a saúde do atual gestor até a necessidade que possui de se aposentar.
Com isso, é necessário que (mesmo em casos de tragédias familiares) o novo gestor esteja minimamente preparado para este momento. Dessa forma, é preciso que seja estruturada de forma prévia tomando como base o planejamento sucessório.
O planejamento sucessório é passo inicial dado pela empresa, compreendido ainda como um instrumento jurídico onde ficam contidas as principais informações sobre as instituições e onde alguns tópicos são definidos.
Alguns temas passam a ser discutidos nesta fase para que seja possível atuar futuramente, da maneira que foi planejado. Valores, metas e objetivos da empresa e detalhes sobre a passagem de bens são destacados.
Outro grande tema, que influencia no resultado da operação, é a especialização do sucessor. É comum que o novo gestor não possua certos atributos necessários para a realização do trabalho, ou precise de especializar em um tema específico para seguir o caminho. Quanto mais o novo líder conhecer a empresa e estudar os assuntos melhor para o seu desempenho e para a continuidade das atividades.
Por fim, uma das dicas mais importantes para a garantia da sucessão familiar é a comunicação entre as gerações.
Casos atuais
Um exemplo atual e positivo de sucessão familiar é o realizado pelo Grupo Boticário. A instituição, visualizando os benefícios da checagem prévia dos pontos, possui um programa específico para auxiliar os franqueadores.
Dessa forma, é possível atestar que a empresa possui um processo particular que a ajuda a manter tudo funcionando adequadamente. Processo este que conta com a ajuda de um consultor (que recomenda e auxilia o atual gestor na contratação de um novo) e com a aplicação de cursos preparatórios “de 2 anos dentro do Grupo Boticário para ser aprovado no programa de sucessores”, conforme revelou a instituição em entrevista.
Auxílio dos profissionais
O momento, que tende a ser incerto, pode ser atravessado da melhor forma com o apoio de profissionais da área do direito, que estarão presentes na construção do planejamento.
A Recuperação Brasil está presente no mercado para oferecer aos clientes os melhores resultados, em especial aquelas que desejam atravessar o processo de sucessão familiar.
Através de consultorias personalizadas é possível que o time responsável analise caso a caso e ofereça as soluções condizentes para solucionamento dos problemas. Acesse o site oficial e fique por dentro das ferramentas e soluções oferecidas.