Renegociação de dívidas e descontos da Receita Federal: conheça as novas condições

Compartilhe
Renegociação de dívidas e descontos da Receita Federal: conheça as novas condições

Todas as instituições estão sujeitas a momentos de adversidade. Seja por influência da crise econômica ou por complicações internas, as dívidas podem aparecer nos momentos mais inesperados, e se não contidas, podem afetar o bem-estar e continuidade dos serviços. Para conseguir realizar o pagamento das dívidas e voltar à normalidade é possível caminhar para uma renegociação de dívidas

Para iniciar o procedimento é necessário que a empresa revise os processos, o capital de giro e o fluxo de caixa da empresa para compreender o nível de endividamento e as possibilidades de melhoria com o que já existe. 

Passos para uma boa renegociação

Após a autoanálise é o momento da estruturação de um planejamento para o pagamento. A organização de caminhos a serem seguidos, que podem culminar em cortes em certos setores, também são feitos neste momento. 

O contato e negociação com os credores é organizado em seguida e pode levar ao término da dívida por completo, a redução ou ainda o prorrogamento da mesma. Em situações positivas o resultado é um respiro para as empresas que podem pensar no próximo passo a ser tomado para concretização da retomada das atividades.

Alguns pontos positivos em realizar a renegociação de dívidas desde o conhecimento dela são:

  • diminuição de juros;
  • Pode levar ao controle financeiro que não existia anteriormente;
  • contribui para uma boa reputação.

Novas condições da Receita Federal

Recentemente, a Receita Federal trouxe novas condições para o pagamento, simplificando e dando descontos. Durante um período limitado a Receita dá uma nova possibilidade para a renegociação de dívidas com o Fisco.

A condição em questão, divulgada no último dia 1 de setembro de 2022, dará descontos e parcelas de até 145 meses de acordo com o caso para físicas ou jurídicas (empresas de pequeno porte ou microempresas) que possuem dívidas menores, com valores chegando a até 60 salários mínimos, cerca de R$ 1,8 bilhão.

Condições do tipo devem ser acompanhadas com certa frequência pelas instituições que podem achar formas de sair da situação que se encontram.

Acompanhamento

As empresas não precisam passar pela renegociação de dívidas sozinha. Na realidade, é recomendável que um time qualificado e especializado em renegociação entre para analisar internamente a instituição, levando em consideração todas as informações pertinentes. A Recuperação Brasil possui uma equipe focada no assunto que além de realizar tal consultoria irá traçar uma plano de pagamentos das dívidas junto de seus clientes. Conheça mais sobre a atuação através do link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts