Tendências do agronegócio para 2023 e ferramentas para melhoria dos casos

Compartilhe
Tendências do agronegócio para 2023 e ferramentas para melhoria dos casos

O setor de agronegócio costuma possuir suas particularidades e apresentar oscilações frequentes. Ele depende diretamente de condições externas, como as climáticas, para progredir e é diretamente impactado pela situação econômica do país

Em 2022, apesar da instabilidade gerada por conta da Guerra da Ucrânia, a área obteve um saldo positivo. A promessa é que o setor cresça e evolua consideravelmente em 2023 e que os instrumentos disponíveis possam ser utilizados para ampliar ainda mais o desempenho.

O que esperar para 2023?

Segundo o estudo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), a produção pode crescer fortemente com a safra de grãos, cereais e leguminosas alcançando 288,1 milhões de toneladas.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ainda destacou que o Produto Interno Bruto do agro pode aumentar 2,5% em comparação com o ano anterior. 

Apesar disso, as ações devem ser tomadas com cautela uma vez que as consequências do período da pandemia e a Guerra da Ucrânia ainda são visualizadas no mercado e no agronegócio. 

As questões tributárias – a partir da provável inclusão da nova reforma – também devem impactar os custos das empresas, assim como o aumento da produção. Esse fato força os profissionais da área a se organizarem de maneira mais adequada e a se preocuparem mais com o financeiro.

As ações ESG vem ganhando destaque anualmente e devem crescer em 2023, especialmente para o setor. Já foi comprovado que a agenda é uma preocupação dos consumidores e investidores, e estar a par das práticas destacam as instituições preocupadas.

recuperação jurídica

Ferramentas disponíveis

Apesar das projeções serem otimistas, é importante que os profissionais da área conheçam os instrumentos disponíveis e que possam usufruir de algum deles a depender da situação em que se encontram. É válido destacar ainda que certas ferramentas podem ainda ajudar a manter a estabilidade que o setor tanto precisa. Confira alguns dos principais:

  • Recuperação judicial

Sendo considerada um dispositivo para enfrentamento de crises, a recuperação judicial é uma saída para o agronegócio. Ela é escolhida em momentos onde o lucro não é o suficiente para o pagamento das dívidas e responsabilidades que a instituição possui.

Para garantir que ela auxilie a instituição e evite a falência é preciso cumprir com todas as etapas estipuladas pela Lei Lei nº 11.101.

  • Sucessão familiar

O agronegócio é conhecido por ser familiar, ou seja, a gestão das empresas costuma passar de geração para geração. Essa passagem costuma vir com alguns desafios que podem até mesmo serem prejudiciais para a saúde do negócio. 

Portanto, para atravessar o momento de sucessão familiar é preciso obter auxílio de profissionais da área e investir num planejamento prévio de sucessão. 

  • Gestão de fluxo de caixa

Já a gestão de fluxo de caixa é uma forma de manter o controle geral da instituição. Uma boa gestão leva em consideração a análise e acompanhamento de dados que oferece uma visão completa dos gastos (entradas e saídas), erros, acertos e pontos a serem melhorados. 

É realizado um relatório que possibilita que os profissionais da área estejam preparados para qualquer adversidade.

A Recuperação Brasil está presente no mercado, e a partir da ação do time especializado, consegue auxiliar as instituições do agronegócio a progredirem. Também oferece aos mais diversos setores soluções como a recuperação de crédito, a renegociação de dívidas e a reestruturação empresarial. Conheça mais sobre as consultorias personalizadas oferecidas acessando o site oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts