Vista como uma ferramenta importante para alavancar, restabelecer ou manter a empresa em funcionamento, a gestão de fluxo de caixa deve ser encarada como uma prioridade dos negócios. Quando bem realizada tem o poder de garantir que a instituição continue ativa, realizando os pagamentos mensais obrigatórios e melhorando a estrutura.
O caixa é parte vital da organização, independente do setor e do porte. Sendo assim a gestão realizada é considerada ainda um passo fundamental e básico a ser dado pelos líderes e gestores, uma vez que traz estabilidade e a previsão do que está por vir.
Como funciona?
Uma boa gestão de fluxo de caixa acontece quando as informações sobre as empresas – entradas, saídas e capital de giro, por exemplo – são analisadas e acompanhadas constantemente.
Esse monitoramento de perto leva a melhores ações e tomada de decisões preventivas mais assertivas. A gestão de fluxo de caixa também pede pela criação de um relatório que mostrará todos os detalhes financeiros da instituição.
Razões para incluir
1. Ajuda a expandir o negócio
Após um tempo de vida as empresas costumam projetar uma expansão para obter mais lucro e ter mais reconhecimento no mercado.
A ação, no entanto, depende de um conhecimento aprofundado sobre as possibilidades e valores a serem investidos para que essa evolução aconteça. Essa análise prévia permite que os passos sejam dados na direção correta.
2. Maior controle sobre o todo
As crises financeiras, como a atravessada recentemente durante o período de pandemia, e as constantes alterações de leis tributárias são alguns dos exemplos de tópicos que influem no financeiro de uma empresa.
Estar a par das mudanças é necessário para que a instituição esteja em conformidade e para que não acabe se direcionando para um retrocesso.
Mais do que saber as novidades, elas precisam de um planejamento para passarem pelas fases complicadas sem que essa modificação a afete definitivamente. É possível ainda ter uma antecipação de período de baixa movimentação, o que pode ser ainda mais favorável para setores como o do agronegócio e o automotivo que costumam possuir mais despesas e mais fatores que impactam o seu bem-estar.
3. Mudanças realizadas com mais respaldo
O estudo possibilita que erros sejam percebidos e alterados. Reduzir gastos desnecessários, alterar produtos e contratar novos profissionais: todas essas ações podem ser mais certeiras quando há uma análise de dados concreta e atualizada por trás.
A presença de um profissional especializado é imprescindível para que os benefícios sejam de fato percebidos pela empresa que realiza a gestão de fluxo de caixa. O Recuperação Brasil atua hoje com consultorias personalizadas para que seus clientes obtenham os resultados esperados e que solucionem os problemas vivenciados, sejam eles relacionados a crises financeiras ou para passagem de momentos específicos como a sucessão familiar.
Conheça mais sobre os serviços oferecidos.