Em momentos de crise, como a que o país tem enfrentado desde o começo da pandemia da covid-19, que as empresas investem em novas saídas para garantir o seu bom funcionamento. A Inteligência Artificial (IA) é uma dessas ferramentas disponíveis no mercado cuja ação auxilia na contenção de instabilidades ou ainda garante o bem-estar financeiro e reputacional. Ela também é usada para a renegociação de créditos de instituições que estão passando por um momento de incertezas financeiras.
Recentemente, a empresa Serasa optou pela utilização de Chatbots para a facilitação da renegociação das dívidas dos consumidores e trouxe grandes resultados dessa aplicação. O retorno foi extremamente positivo, tendo os bots fechando mais de 500% de acordos com clientes com mais de uma dívida pendente.
A Serasa também chegou a investir em “voicebots” (softwares capazes de interagir por meio da fala) para tratar os casos de dívida única e esse atendimento foi feio pela Central de Atendimento. Com essa nova ferramenta o número de linhas atendidas passou de 200 para 1200, um grande salto.
Leia também: Inteligência Artificial como auxilio na recuperação de crédito
De que forma a IA é utilizado para renegociação de dívidas
A Inteligência Artificial atua de forma a facilitar um processo que seria feio manualmente através da ação humana. Com isso em mente, a ferramenta é capaz de procurar através de Big Data e machine learning as informações solicitadas. Ela ajuda no agrupamento dessas informações, e como citado acima, pode também atuar diretamente realizando contratos e fechando casos.
O que as empresas precisam fazer para se recuperarem
A decisão assertiva da empresa Serasa ou de outras instituições vai além da implementação da tecnologia na rotina profissional. É necessário ainda que a escolha do ChatBot, da empresa focada em IA e da equipe de profissionais da área jurídica especializada em recuperações de crédito seja feita com cuidado e a partir de muito estudo.
A recuperação de crédito é fundamental para evitar uma situação em que a melhoria não aconteça e o caso seja levado para uma recuperação judicial, onde a empresa pode chegar a falir. Por isso ela é feita de forma personalizada pensando nas necessidades daquela instituição, assim como é realizado para a Inteligência Artificial.
A Recuperação Brasil conta com um time capacitado e especializado em Recuperação Judicial e Extrajudicial. Clique aqui para conhecer mais.
É possível solicitar uma demonstração do funcionamento do Chatbot da DIANA clicando aqui.