A tecnologia é uma ferramenta considerada por empresas de diferentes portes e que contribui para momentos variados da instituição, sendo necessária para tarefas do dia a dia e para processos mais complexos. No Brasil, as empresas familiares atuam como maioria, impactando diretamente a economia e contribuindo para o Produto Interno Bruto (PIB) atual. Um processo recorrente para instituições do tipo é a sucessão familiar.
Ela é compreendida como a fase de alternância dos líderes e que ocorre entre membros da família, geralmente entre pais e filhos. A partir de motivos que variam entre questões de saúde e aposentadoria, a sucessão permite uma renovação para a instituição e pode trazer grandes vantagens quando bem aplicada.
A tecnologia e a aplicação de instrumentos como a inteligência artificial (IA) podem contribuir para a passagem harmônica desta fase que é marcada por inseguranças e contrastes entre gerações.
Visando reforçar a importância da tecnologia para este processo naturalmente extenso, destacamos 3 motivos para considerar o uso.
Capacitação dos herdeiros
A sucessão familiar deve ser previamente organizada para que seja corretamente inserida e para que contribua para a manutenção da estabilidade da empresa. Este processo prévio é marcado por etapas, sendo a organização do planejamento sucessório uma delas.
Uma instituição que já tem a tecnologia em sua rotina permite que esta passagem seja mais organizada e que os herdeiros contem com os dados computados para realizar o serviço. A preservação desses dados (voltados para a gestão de fluxo de caixa, impostos, informações sobre clientes, histórico geral) pode ser feita a partir de tecnologias que armazenam e realizam relatórios baseando-se nas informações.
LEIA MAIS:
Casos reais de sucessão familiar: saiba como atuar durante a fase
Agronegócio pode obter segurança jurídica com reforma tributária; entenda
Ultrapassando desafios diários
A tecnologia e as novas ferramentas costumam ser um impasse entre gerações. As gerações mais novas, que assumirão o cargo, possuem maior familiaridade com o tema por terem os dispositivos como fundamentais para a atuação. Já a geração mais antiga costuma ter menor aceitabilidade do uso de tais instrumentos caracterizando-os como dispensáveis para a rotina.
A inclusão de soluções digitais, no entanto, permite que novos resultados sejam observados, custos sejam reduzidos e riscos evitados (como é o caso do uso da IA para informe de irregularidades fiscais e financeiras). Também atuam como um chamariz para as gerações mais novas, incentivando sua permanência no cargo.
Agronegócio e permanência das empresas no mercado
De acordo com um levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 40% dos produtores rurais que atuam hoje no agronegócio deixarão as suas atividades até 2030. Com isso, entende-se que uma quantidade significativa de processos de sucessão serão iniciados, e tendo em vista a quantidade de empresas familiares do agro existentes, ocorrerão entre membros da família.
Visto que a grande preocupação com o processo é realizá-lo adequadamente para que não resulte em crise, a tecnologia pode ser um facilitador da rotina por oferecer novas soluções no campo que podem contribuir para o aumento da produção de qualidade e para diminuição dos impactos.
Tecnologias recentes voltadas para o setor também oferecem ao novo sucessor a possibilidade de centrarem sua atenção em assuntos mais relevantes e complexos, que surgirão com frequência após a contratação.
Ferramentas mais avançadas ainda são capazes de auxiliar os produtores durante o pré e o pós, dando suporte para as fases vividas somente pelos profissionais da área e que afeta o financeiro, a exemplo das pragas e secas.
Atuação de especialistas
A Recuperação Brasil atua de acordo com o mercado para entregar os resultados esperados a seus clientes e oferecer o suporte necessário para a passagem das dificuldades.
Como reforçado, o planejamento e a definição prévia são a base para um bom processo de sucessão familiar e os passos dados durante esse trajeto devem ocorrer com o auxílio de profissionais da área de direito.
A partir do conhecimento adquirido e de consultorias personalizadas, o time obtém o entendimento sobre a situação atual da empresa e aplica as medidas para o caso. Além da sucessão familiar, o time ainda auxilia as instituições em outros momentos, como durante a recuperação judicial e extrajudicial, para realização da gestão de fluxo e reestruturação empresarial.