Empresas recuperam crédito, mas inadimplência ainda é alta no setor. Quase metade das empresas brasileiras, 49%, quitou parte de suas dívidas entre janeiro e julho desse ano.
O indicador de recuperação de crédito da Serasa Experian mostra que seis a cada dez dessas empresas pagaram contas atrasadas de serviços essenciais como água, gás e energia.
Na sequência, cinco em cada dez empresas quitaram dívidas bancárias. Michelle Karine, sócia-diretora de uma agência de recursos humanos em São Paulo vinha acumulando dívidas de empréstimos bancários desde 2015. Pensou que fosse quitar as contas em 2020, mas aí veio a pandemia.
Para Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, o pagamento das dívidas pode indicar uma retomada da economia, mas acontece principalmente em função dos programas de governo que facilitaram o acesso ao crédito e a redução de impostos.
Mas o fato de que as empresas começaram a reduzir as dívidas não significa que elas deixaram de ser inadimplentes. Michelle, por exemplo, diz que o próximo passo vai ser pagar os impostos que ficaram pendentes.
Segundo o Sebrae entre maio e agosto, o número de micro e pequenas empresas inadimplentes caiu 5 pontos percentuais. De 36 para 31%.
Fonte: Agência Brasil
Autor: Eliane Gonçalves