Recuperação Judicial e Extrajudicial: saiba a diferença

Compartilhe

Entenda a diferença entre Recuperação Judicial e Recuperação Extrajudicial e qual a melhor para aplicar na sua empresa.

Recuperação Judicial

A Recuperação Judicial serve para evitar que uma empresa em dificuldade financeira possa ir à falência.

A empresa precisa passar por um processo de Recuperação Judicial quando está muito endividada e não consegue gerar lucro suficiente para cumprir suas obrigações, como pagar seus credores, impostos e fornecedores.

Sendo assim, a recuperação interessa não só ao devedor, mas também às outras partes envolvidas com a empresa, como credores e empregados.

Tudo isso precisa estar consolidado dentro de um plano de negócios e de pagamentos baseado em critérios técnicos, elaborado por profissionais qualificados, reconhecidos no mercado, avaliado pelos próprios credores e homologado pela Justiça.

A principal vantagem de fazer esta solicitação é proporcionar a reestruturação da empresa, tanto na parte de gestão, quanto à sua vida financeira e comercial. E tudo isso possibilita a manutenção de empregos e oferece uma chance a mais de buscar novas soluções junto aos credores, trabalhadores, fornecedores, bancos e outros antigos parceiros.

Recuperação Extrajudicial

Trata-se de uma renegociação das dívidas da empresa, fora das vias judiciais. Assim, o empresário pode negociar diretamente com seus credores e elaborar um acordo que poderá ou não ser homologado pelo juiz.

As principais vantagens da recuperação extrajudicial são a celeridade e o custo mais acessível do que os da recuperação judicial. Com menos burocracia, as pequenas, médias

e grandes empresas e os credores privados passam a ter uma maior comodidade na superação da crise.

Como entrar com o pedido de Recuperação Judicial ou Extrajudicial?

A Recuperação Brasil possui grande experiência em Recuperação Judicial e Extrajudicial de empresas. Com uma equipe altamente qualificada e totalmente preparada para desenvolver um plano de ação, o objetivo é suprir a necessidade do seu negócio para que esteja alinhado à complexidade deste processo, desde a fase de identificação da crise até a negociação para a recuperação da empresa.

Tenha suas dívidas congeladas e renegociadas de forma estratégica, feitas por profissionais experientes no assunto.

A Recuperação Brasil fará um diagnóstico para saber qual o procedimento mais adequado para sua empresa.

Leia também: Insolvência Civil: uma alternativa para a inadimplência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros posts