Medidas para melhorias da economia nacional

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Medidas para melhorias da economia nacional

Sabemos que o país passa uma crise econômica nacional, atingindo diversos ramos empresariais, porém, o cenário tende a viver melhorias num futuro não muito distante. O Governo vai lançar medidas com a intenção de estimular crédito no Brasil, visando melhorias com a proposta, para incentivar o mercado a garantir seu aumento com as operações de crédito sendo mais baixas com suas taxas.

A análise dessa medida estava sendo esmiuçada há um tempo pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, tendo as medidas aplicadas na prática até o final de 2021. Atualmente, uma medida provisória (MP) está com previsão de envio ao Congresso, entre os dias 6 e 13 de outubro. Essa intenção está focada na busca de melhorias no ambiente vivido atualmente no país sobre o crescimento da economia para o próximo ano através de um planejamento positivo com tais decisões.

Além dessa medida, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está com a intenção de mudanças com foco nos pequenos investidores, com o objetivo de estimulá-los através de redução das taxas direcionada aos Agentes Autônomos de Investimento (Ais). A medida provisória consolidará a criação da Instituição Gestora de Garantias, visando a permissão do uso maior de garantias nas operações de crédito, que serão fracionadas. Essa atitude fomenta a utilização das garantias no cenário econômico pós-pandemia, ajudando a incentivar operações de crédito para àqueles que possuem patrimônio (lastro) com a intenção de encontrar financiamentos mais acessíveis.

Garantia com bens móveis

Além dessas medidas, o uso de garantias com bens móveis, como carros, máquinas, estoques de produtos acabados e matérias-primas, serão mais uma alternativa num processo de recuperação. Ainda existe um empecilho para as empresas apresentarem seus bens móveis como garantias, mesmo sabendo que uma boa parte das ofertas oferecidas na negociação são de garantias com bens imóveis. Será feito uma análise sobre o bem, seja móvel ou imóvel, para então direcionar para o financiamento da dívida. A escolha para buscar o empréstimo para a quitação é livre, porém, há a necessidade da empresa em recuperação manter seus créditos nos bancos em dia, para que possa então liberar mais crédito quando necessário em outros bancos.

Cédula de Produto Rural (CPR)

É uma medida que também faz parte da proposta, voltado ao crédito para preservação ambiental. Ela está no mercado desde 1994, sendo um documento emitido pelo produtor rural ou associações, com a intenção de entrega garantida de um produto agropecuário.

Sabemos que para muitas empresas, inclusive as PMEs, possuem dificuldades quando o estudo das garantias é feito em seu negócio, porém, essa facilitação que o governo irá lançar, pode nortear muitas empresas a saírem do vermelho e se encontrarem no mercado novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outros posts