FAQ: Estudo aponta que há no Judiciário ‘gap’ de profissionais especializados em recuperação de empresas

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
FAQ: Estudo aponta que há no Judiciário ‘gap’ de profissionais especializados em recuperação de empresas

O impacto da recuperação de empresas no Judiciário brasileiro ganhou um diagnóstico realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

1. O que o estudo apurou?

O Estudo teve como objetivo apontar as potencialidades e fragilidades do instituto da recuperação judicial e de sua aplicação nos tribunais visando propor soluções e o aprimoramento na recuperação de empresas. Um dos dados apurados foi que, na média, o Judiciário brasileiro possui pouca expertise sobre o tema de recuperação judicial de empresas.

2. Qual foi a base utilizada no estudo?

Dados estatísticos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o processo de recuperação judicial e extrajudicial, no período de 2018 até 2020. Juízes, advogados e empresas participaram do estudo respondendo questionários.

3. Todos os Tribunais Estaduais contam com projetos para incentivar a recuperação extrajudicial?

Não, somente Pernambuco, Santa Catarina e Roraima; sendo que São Paulo e Rio de Janeiro concentraram quase metade dos pedidos de recuperação judicial no ano passado, tendo portanto a maior demanda por esse tipo de serviço.

4. Que dados a pesquisa apurou sobre mediação extrajudicial no que tange às empresas em dificuldades financeiras?

Além dos magistrados, 82% dos advogados entrevistados pela pesquisa são favoráveis à mediação e aconselham seus clientes em dificuldades financeiras e que visam a recuperação judicial a buscarem soluções autocompositivas de solução de conflito, antes de ingressarem com pedido judicial.

Confira o E-book sobre Recuperação Judicial e entenda as vantagens da sua aplicação nas empresas. Acesse aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outros posts