Como o Agronegócio impacta o avanço na Sucessão familiar

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Como o Agronegócio impacta o avanço na Sucessão familiar

O Agronegócio costuma ser um ramo empresarial que trabalha com sucessões familiares de geração em geração. Essa tradição se prolonga por anos e torna-se complexa quando o assunto é interações de negócios entre pais e filhos, herdeiros, patriarcas e assim por diante. Existe uma cautela e rigor quanto as responsabilidades de manter o negócio para que o mesmo não caminhe para uma falência por uma má administração.

Diante dessa preocupação, o Agronegócio traz um ponto de atenção sobre sua administração entre famílias que receberão o “bastão” da responsabilidade em manter o negócio de pé. O IBGE mostra que empresas familiares no país chegam a 30% à segunda geração e apenas 5% à terceira. Fica claro uma questão preocupante nessa diminuição da porcentagem que a governança dos negócios sofre um déficit muito grande de uma geração para a outra.

O planejamento de sucessão familiar

Dados do IBGE indicam que é comum as empresas que trabalham com a sucessão familiar não se prepararem com antecedência para a falta de algum membro da sociedade. Diante dessa falta de preparação, o acompanhamento de um sucessor ser tardio acaba afetando de maneira significativa as finanças.

Por ser uma área tão delicada para tratar sobre esses assuntos, um dos primeiros impeditivos naturais é a resistência patriarcal que costuma ser centralizadora, pois não acredita que outros poderão administrar tão bem quanto a geração presente. Dessa forma, a insegurança acaba atingindo e retardando a passagem de bastão para que os negócios se mantenham.

Confira nosso e-book sobre Recuperação Judicial

Como buscar auxílio para uma sucessão familiar?

Graças a consultorias especializadas no assunto, como advogados e escritórios especializados em sucessão familiar, podem auxiliar nessa questão. Existe uma série de regras e orientações que são passadas através de uma avaliação personalizada para cada família. A recuperação Brasil, um escritório especializado em tratar esse assunto, recebe as demandas que serão analisadas em todos os detalhes possíveis para que haja um equilíbrio sobre a sucessão.

Além de uma análise aprofundada sobre as finanças e direcionamentos da sucessão, é necessário que os patriarcas estejam flexíveis para as possíveis mudanças que ocorrerão e entendam que a gestão de negócios precisa ser feita com plena confiança para que o fluxo das tarefas seja fluido durante o processo.

E quando o sucessor não está à altura do esperado?

Nem sempre o sucessor está disponível ou a altura do que se espera havendo frustração das partes que estão gerindo no presente da empresa. Porém, quando a realidade mostra que não há um sucessor, o ideal é não adiar tanto a decisão e prolongar até que encontre alguém. Quando esse ponto não é resolvido, o patriarca precisa ter algum empresário a altura para que consiga fazer o desenvolvimento da empresa continuar com fluxo saudável.

As habilidades e competências precisam ser analisadas para que o padrão na administração dos negócios se mantenha. Sendo um gestor fora da família ou alguém escolhido pelo mesmo, é necessário ter uma linha padronizada seguindo orientações específicas para não cometer equívocos futuros.

Quais vantagens encontrar em uma sucessão familiar no agronegócio?

Receber pessoas novas numa gestão empresarial sempre traz uma oportunidade de novos olhares e objetivos a serem alcançados. A possibilidade de novas ideias, a experiência do novo gestor e suas competências se encaixam como um novo ar a ser respirado nessa gestão.

O agronegócio sempre avança e cada vez mais exige modernidade para estar alinhando com a concorrência que pode ser tanto nacional quanto internacional. Dessa forma, o resultado para atingir um bom negócio pode vir com uma performance moderna e engajada na busca por novos olhares sobre o negócio.

A Recuperação Brasil trabalha com os melhores e mais experientes especialistas no mercado, possuindo um time que devolve todos os procedimentos necessários para que haja evidências positivas no desempenho do negócio familiar, sempre com o alinhamento e decisões de acordo com as estratégias essenciais para que os negócios familiares não sofram irrupções e siga com o fluxo financeiro positivo durante o processo de sucessão familiar.

Quer entender mais sobre esse e outros temas? Baixe nosso e-book aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outros posts